terça-feira, 19/07/2011

Escolas municipais e particulares tem até amanhã para aderir ao Saresp 2011

Interessadas em participar do sistema de avaliação do Governo do Estado devem preencher termo de adesão no site da Secretaria Termina nesta quarta-feira (20/07) o prazo para municípios e escolas […]

Termina nesta quarta-feira (20/07) o prazo para municípios e escolas particulares aderirem ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Os interessados devem preencher o termo disponível no site www.educacao.sp.gov.br , no link “Saresp 2011”. Depois terão até o dia 30 deste mês para entregar a documentação exigida para a celebração dos convênios. A relação dos documentos necessários também pode ser encontrada no portal.

Neste ano, a prova do Saresp acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro. Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras assinarem o convênio com a Secretaria. No caso das escolas particulares, o custo deverá ser arcado pelas mesmas.

A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria de Estado da Educação calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.

O Idesp é calculado a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. O indicador de desempenho é medido por meio da proporção dos alunos em cada nível de proficiência, avaliada pelo Saresp. O indicador de fluxo é mensurado pela taxa de aprovação média de cada ciclo.

Com base nos resultados dos países OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), foram calculadas metas a serem atingidas pelas escolas da rede estadual de ensino até 2030. Neste prazo, o objetivo é que o Ensino Fundamental ciclo I atinja nota 7,0 no Idesp, o Ensino Fundamental ciclo II alcance o patamar de 6,0 e que o Ensino Médio obtenha nota 5,0 no índice. Partindo do Idesp de cada ano, estipulam-se as metas de cada escola para o ano seguinte com base no tempo restante para atingir a meta de longo prazo. Com o Idesp e os respectivos objetivos, cada escola pode acompanhar sua evolução ano a ano.

Com esses indicadores os gestores municipais podem estabelecer programas de incentivo à melhoria da qualidade de suas escolas pautados nos resultados de desempenho dos alunos, como o Bônus por Resultados, implementado pelo Governo do Estado. Cabe às gestões locais a decisão de divulgar os resultados do Saresp e do Idesp de suas escolas.

Prova

A prova, a ser realizada nos dias 29 e 30 de novembro, é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de história e geografia para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de língua portuguesa e matemática serão predominantemente abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.

Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.

Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de três horas.

Sobre o Saresp

O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996, pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A avaliação é o componente mais relevante do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), calculado por meio de uma fórmula que combina o desempenho dos alunos nas provas do Saresp (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam), variando numa escala de zero a dez. A cada ano a Secretaria de Estado da Educação fixa uma meta de evolução do Idesp para cada segmento do ensino dentro de cada escola.