Nesta sexta-feira (17), os estudantes das escolas públicas inscritos na 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) fazem a prova da primeira fase da competição nacional. Ao todo, a olimpíada conta com três fases. As duas últimas acontecem nos dias 16 de setembro e 22 de outubro, respectivamente.
– Clique aqui e saiba mais sobre a competição.
Podem se inscrever na competição alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o último da graduação. Além de receberem medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil em competições internacionais de matemática.
Níveis de participação
A OBM será realizada em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. O nível 1 é voltado para alunos que estejam matriculados nos 6º ou 7º anos do ensino Fundamental quando da realização da Primeira Fase da OBM. O nível 2 para os alunos matriculados na 8º ou 9º anos ou que tenham concluído o Ensino Fundamental há menos de um ano e não tenham ingressado no Ensino Médio até a data da realização da Primeira Fase da OBM.
Participarão do nível 3 alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio há menos de um ano e que não tenham ingressado em curso de nível superior.
Por fim, o último nível é o universitário, voltado para alunos matriculados em qualquer curso superior de graduação – alunos que tenham concluído o Ensino Médio e que ainda não tenham concluído qualquer curso superior, normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período.