• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/05/2011
Últimas Notícias

Escolas paulistas comemoram o Dia do Índio com programação especial

Alunos e professores de escolas indígenas de Avaí e Braúna comemoram a data com atividades culturais e esportivas Amanhã (19/4) o país comemora o Dia do Índio, data criada pelo […]

Alunos e professores de escolas indígenas de Avaí e Braúna comemoram a data com atividades culturais e esportivas

Amanhã (19/4) o país comemora o Dia do Índio, data criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas, em 1943. Para celebrar a data, as escolas indígenas dos municípios de Avaí e Braúna dão início à suas programações especiais.

Até o dia 23, alunos e professores da Escola Estadual Aldeia Erekuá, da etnia terena, em Avaí, participarão ativamente da celebração. Entre as atrações, estão contadores de histórias e lendas, feitas pelos professores, e apresentações de danças típicas, pelos alunos. Na terça-feira, o foco será nas atividades esportivas indígenas: tiro de arco e flecha à distância, torneio de peteca, arremesso de lança à distância e tiro ao alvo com zarabatana. Também haverá exposição de artesanato indígena e barraca com comidas típicas.

Na Aldeia Nimuendaju, também em Avaí, a etnia tupi-guarani ficará aberta para visitação durante todo o mês de abril. No dia 19, haverá passeios por trilhas ecológicas, exposição de artesanato, apresentações de dança e os concursos Cunumim porã (moço bonito) e Kunhã-tain-parã (moça bonita). Na ocasião, os alunos da EEI Aldeia Nimuendaju cantarão o Hino Nacional.

Já em Braúna, na Escola Estadual Indígena Índia Maria Rosa, a festa acontecerá no dia 19, entre 9h e 12h. A Aldeia Icatu, da etnia kaingang, apresentará danças como a “Dança da Chuva”, e fará exposição de artesanato, além de comidas típicas.

Educação Indígena

A Educação Escolar Indígena é uma modalidade de ensino bilíngüe e intercultural, voltada aos povos indígenas, promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Visa recuperar as memórias históricas indígenas, reafirmar suas identidades étnicas e valorizar línguas e ciências.

Dentre os 4,5 milhões de alunos da rede estadual, 1.400 são descendentes de povos indígenas. Eles estudam nas 32 escolas indígenas oferecidas em todo o Estado e contam com material didático especial, produzido por professores formados pelo Magistério Intercultural Superior Indígena da USP. O material é bilíngue e diferenciado para cada uma das cinco etnias, com objetivo de facilitar a alfabetização tanto na língua materna quanto na língua portuguesa.

No final de 2010, a Secretaria de Educação enviou a todas as escolas indígenas da rede estadual 50,5 mil livros bilíngues. A distribuição foi feita em kits, contendo livros didáticos e narrativas da cultura indígena, além de jogos educativos e dicionários.

Serviço

Evento: Comemorações do Dia do Índio

Avaí – Aldeia Ekeruá

Data: de 16 a 23 de abril (terça-feira)

Endereço: Aldeia Ekeruá, s/nº

Hora: a partir das 9h

Avaí – Aldeia Nimuendaju

Data: 19/04

Hora: a partir das 9h

Endereço: Posto Indígena Nimuendaju, s/n

Braúna

Data: 19/04

Hora: a partir das 9h

Endereço: EEI Índia Maria Rosa – Posto Indígena Icatu, s/nº