segunda-feira, 17/08/2015
Sociedade

Alunos e professores podem elaborar projetos para tonar as comunidades mais sustentáveis

A inscrição para concurso “Respostas para o Amanhã” vai até o dia 20 de setembro

Professores do Ensino Médio não podem perder a oportunidade de se inscrever na 2ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã”. As inscrições vão até o dia 20 de setembro e o objetivo é desafiar os jovens a criarem planos criativos que solucionem problemas da sociedade por meio da aplicação dos conhecimentos em sala de aula.

A principal proposta da premiação, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), é desafiar os estudantes de todo o País a realizarem projetos que demandam conhecimentos científicos, além de apresentarem soluções simples e criativas para melhorar o espaço onde vivem e contribuir para uma sociedade mais sustentável. Na rede estadual, esta proposta já faz parte do currículo e os “alunos cientistas” estão espalhados pelas escolas estaduais paulistas. 

– Clique aqui para se inscrever.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Premiação

Os 20 melhores trabalhos selecionados irão receber um kit de edição de vídeo, composto por um notebook e uma câmera para a produção do filme sobre seus projetos.

Será disponibilizado um ambiente virtual exclusivo aos professores para reflexões  sobre prática docente e aprofundamento de conceitos. Os alunos poderão acessar uma plataforma colaborativa para registros do desenvolvimento do projeto. Nessa edição, alunos e professores inscritos terão acesso a orientações formativas, independente da premiação.  

As cinco melhores produções serão disponibilizadas no site para a votação pública e da comissão julgadora. Os alunos serão premiados com smatphones e o professor orientador e o diretor da escola receberão um tablete cada um. O vencedor pelo júri popular ganhará um troféu pelo título de “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. A escola responsável pelo projeto Grande Vencedor Nacional receberá 40 notebooks. Nas duas categorias, os vencedores ganharão também os prêmios mencionados acima.

O prêmio conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Rede Latino – Americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros parceiros regionais. A ação é promovida pela Samsung e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec),