quinta-feira, 15/08/2019
Boas Práticas

Escolas podem participar da 4º edição da campanha #AprenderParaPrevenir

Projetos devem ser enviados de 1º a 31 de outubro, via internet

Escolas da rede estadual estão convidadas a participar da 4º edição da Campanha #AprenderParaPrevenir 2019, promovida em comemoração ao Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais pela Organização das Nações Unidas, a ONU. A campanha será realizada até dia 1º de novembro, sendo que o prazo para envio dos projetos é de 1º a 31 de outubro, diretamente no site abaixo.

Inscreva o projeto aqui

O tema desse ano é ‘Reduzindo o risco de desastres: ações educativas em tempos de mudanças climáticas”. A temática foi proposta visando aumentar a percepção de riscos de desastres socioambientais, em especial nas áreas mais vulneráveis do país. A ideia é compartilhar ações educativas locais, envolvendo conhecimentos e saberes sobre as causas e efeitos dos eventos extremos.

Podem participar escolas de Ensino Básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio; Defesas Civis: municipais, estaduais, Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (NUPDEC) e Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC). Serão consideradas apenas as atividades educacionais desenvolvidas pelas Defesas Civis com as escolas ou instituições com fins educacionais. A participação se dá por adesão voluntária.

Premiação

Serão sorteados seis pluviômetros (equipamentos que medem a quantidade de chuva) semiautomáticos do CEMADEN. A doação se restringe às instituições públicas e será realizada mediante sorteio. Além de 21 (vinte e um) kits educativos (livros, cartilhas e outras publicações) sobre ERRD, sendo 18 (dezoito) doados mediante sorteio e 3 (três) doados por mérito; e 3 (três) estações meteorológicas escolhidas pelo mérito da atividade inscrita na campanha.

A campanha #AprenderParaPrevenir acontece desde 2016 em referência ao Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais, comemorado no dia 13 de outubro. Ela foi criada para mobilizar as comunidades escolares e incentivá-las a refletir sobre uma temática emergencial das sociedades contemporâneas: os desastres socioambientais.

Campanha #AprenderParaPrevenir
Inscrições: de 1º a 31 de outubro de 2019