quarta-feira, 23/06/2004

Escolas recebem prêmios pela Gincana Cidadã em prol da Campanha do Agasalho 2004

“Saí pelas ruas pedindo roupas para quem precisa mais do que eu”, disse Lucas Ricardo da Silva, de 10 anos, aluno da Escola Estadual (EE) Agrovila II, num dos assentamentos […]

“Saí pelas ruas pedindo roupas para quem precisa mais do que eu”, disse Lucas Ricardo da Silva, de 10 anos, aluno da Escola Estadual (EE) Agrovila II, num dos assentamentos de sem-terras, município de Itararé, na região de Itapeva.

“Eu mesmo doei uma blusa quase novinha”, contou o jovem que veio com a equipe da escola receber o prêmio pela participação na Gincana Cidadã da Secretaria da Educação, em prol da Campanha do Agasalho 2004, do Fundo Social de Solidariedade do Estado, nesta terça-feira, dia 22, no Palácio dos Bandeirantes.

“Só da Secretaria da Educação recebemos 4,3 milhões de peças de agasalhos”, contou a presidente do Fussesp, Lu Alckmin. “O que buscamos nessa campanha é muito mais que o calor da roupa, mas do gesto. É mais um ato de reflexão, onde os jovens participam com amor, criando um elo de solidariedade”, explicou Lu Alckmin.

Todos os 5,5 milhões estudantes da rede estadual, distribuídos em 5,8 mil escolas, participaram da Campanha do Agasalho. A quantidade arrecadada pela Secretaria da Educação foi histórica, comparada à primeira vez, que ficou na marca de 50 mil peças em 2002, e marcou a generosidade dos alunos, lembrou o secretário da Educação, Gabriel Chalita: “Agradecemos a presidente do Fundo Social por nos ensinar a ser solidário, a semear a solidariedade entre os jovens e a fazer com que a gente aprenda, cada vez mais, a ser cidadão”.

A EE Professora Danuzia de Santi, de Itatinga, na região de Botucatu, foi a campeã da Gincana Cidadã no item volume de peças arrecadadas. Seus 1.403 alunos arrecadaram 50.405 peças. A diretora da escola, Vani Maria Elias Teófilo Jammal, disse, ao receber o certificado e o troféu, que toda a comunidade escolar se uniu em torno do trabalho voluntário. “Buscamos parcerias com cidades vizinhas”, destacou.

A segunda colocada no mesmo item foi a EE Visconde de Mauá, no município de Mauá, na Grande São Paulo. Os 2.084 alunos arrecadaram mais de 14,7 mil peças. “Após a Campanha do Agasalho, os alunos estão se relacionando melhor com os colegas e nós professores”, disse a dirigente Marilene Pinto Ceccon.

Na categoria proporção de peças por alunos, a vencedora foi a EE Professora Dathan Cervo, de Indiaporã, na região de Fernandópolis. “Arrecadamos 64,72 peças por aluno, totalizando 27.443 peças. Os nossos 455 alunos estão todos motivados por estar aqui hoje”, contou João Roberto Carlos. Aluno do 3º ano do Ensino Médio no supletivo, João Reis, de 34 anos, disse: “É uma honra estar aqui com meus amigos recebendo esse prêmio. Nunca pensei que fazer um gesto que ajudou muitos de nossos moradores que passavam frio pudesse ser tão gratificante”.

A emoção tomou conta da diretora da EE Agrovilla II, de Itararé, Aparecida do Carmo Mello Freitas, ao contar que a escola tem 37 alunos e está localizada num assentamento de terra. “Mesmo com todas as dificuldades nós arrecadamos 101,38 peças por aluno, totalizando 3.751”, disse.

Nessa mesma modalidade, outra escola de Mauá também foi premiada, a EE Antônio Fortes, que arrecadou 4.343 peças de agasalho, sendo 9,32 por alunos.

A coordenadora da Campanha do Agasalho na Secretaria da Educação, Naime Saito, lembrou que há várias outras demonstrações de cidadania, entre elas, as Diretorias de Ensino de Catanduva, que arrecadou 164.496 peças; Fernandópolis, 163.983; Jales, 148.819; Botucatu, 119.753; Itararé, 111.134; e Franca, 111.009. “Todos nós estamos seguindo o que a presidente do Fundo Social tem pregado. Solidariedade gera amor e desenvolve a cidadania”, explicou Naime.

A estudante Tatiane Paula da Silva, que cantou de Cássia Eller a Roberto Carlos, tocando seu teclado, apesar da deficiência visual, foi uma das atrações da tarde. Em meio, ao coquetel oferecido pelo Fundo Social, os jovens estavam animados, porque além dos troféus, todos ganharam ingressos para o Playcenter e o Hopi Hari.

Lu Alckmin encerrou agradecendo a presença de todos e enfatizou que está muito otimista com a campanha deste ano, que começou em 29 de abril. Já passaram pelo depósito do Fundo Social mais de 5,1 milhões de peças. “Essa Gincana incentivou a disputa sadia entre todas as secretarias, isto é muito positivo, quem sai ganhando é o próximo”.

Lilian Santos

Assessoria de Imprensa do Palácio do Governo