segunda-feira, 09/09/2013
Sociedade

Escolas receberão alunos aos sábados para reforçar conteúdo no segundo semestre

Novo programa de revisão, o "Reforço aos Sábados", começa no próximo dia 21 de setembro

A Educação vai abrir as escolas aos sábados para oferecer um novo programa de revisão do conteúdo pedagógico de todas as disciplinas. A partir de 21 de setembro, será implantado o projeto “Reforço aos Sábados”, indicado aos alunos matriculados entre o 5º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio. Além de recuperar eventuais defasagens de aprendizado, os jovens com bom desempenho também poderão reforçar o conteúdo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os alunos serão indicados para o reforço com base na Avaliação da Aprendizagem em Processo, aplicada em agosto em todas as escolas estaduais. Os dados estão em análise e vão apontar as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes para que sejam traçadas estratégias individuais de revisão do conteúdo escolar no final de semana. Outros mecanismos também complementam a indicação, como a reunião do Conselho de Classe, em que todos os professores são consultados.

As aulas aos sábados também podem ser frequentadas por quem não foi indicado pelo conselho para o reforço do conteúdo, mas quer aproveitar a oportunidade para aprofundar o conhecimento na disciplina. A participação será por adesão dos alunos, com autorização dos pais.

O novo modelo de Reforço será oferecido de acordo com o calendário de cada escola, até o fim do semestre letivo. Cada unidade de ensino ficará responsável por organizar as classes de acordo com a demanda e necessidade dos alunos. Os professores que participarem vão receber adicional pelas horas trabalhadas. As escolas ficam responsáveis também por definir os horários das turmas, que podem ocorrer em um ou mais sábados por mês.

Acompanhamento Permanente

Atualmente, cerca de 135 mil estudantes da rede estadual de ensino passam por alguma forma de recuperação. Na modalidade “intensiva”, são atendidos 22,2 mil alunos que frequentam classes regulares com estratégias pedagógicas específicas para suas necessidades. Na modalidade “contínua”, 28 mil professores-auxiliares dão suporte aos professores titulares na recuperação imediata de conteúdo para cerca de 115 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Nas férias escolares de julho, cerca de 70 mil estudantes passaram por um reforço inédito e tiveram a oportunidade de revisarem o conteúdo nas últimas semanas de recesso escolar.