• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 28/01/2014
Pais e Alunos

Escolas da rede estadual usam criatividade para receber alunos na volta às aulas

O retorno à sala de aula também foi marcado pela entrega dos kits escolares

Já imaginou ser recepcionado, na volta às aulas, pelo personagem da Galinha Pintadinha? Os alunos da E.E. Brasílio Machado, localizada na cidade de São Paulo, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (27) com uma programação especial.

“O primeiro dia de aula é muito importante. Nós recepcionamos os alunos na entrada com um personagem que eles adoram e na sequência fizemos uma roda de histórias”, conta a diretora da unidade escolar, Simone Santoro Romano.

Para a educadora, a recepção dos alunos é um momento que direciona as atividades ao longo do ano. Para isso, os professores da unidade se reuniram uma semana antes com o intuito de elaborar as atividades diferenciadas do primeiro dia de aula.

Os alunos da E.E.Brasílio Machado não foram os únicos surpreendidos. Mais de 4 milhões de estudantes da rede estadual voltaram hoje (27) para a sala de aula e contaram com a criatividade da equipe escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na E.E. Plínio Caiada de Castro Júnior, zona leste da capital, por exemplo, além de contar com exercícios de relaxamento na quadra da unidade, os alunos foram recepcionados pelo secretário da Educação, Herman Voorwald. Além disso, todos os estudantes receberam um kit totalmente gratuito composto por lápis, caneta, borracha, caderno, régua, lápis de cor e instrumentos de geometria.

Investimento

O investimento de R$ 124 milhões para aquisição dos kits proporciona economia às famílias – nas papelarias o preço médio dos materiais chegaria a R$ 100. Além disso, a partir deste ano, de maneira inédita, todos os cerca de 24 mil professores que lecionam para os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, e os 650 mil alunos destas séries vão receber um novo material para o aprendizado de matemática.

Chamado de EMAI (Ensino de Matemática para Anos Iniciais), o material pedagógico orienta os docentes sobre uma nova metodologia para abordar os números e as operações matemáticas no cotidiano de uma geração que já nasce mexendo em computadores, aparelhos eletrônicos, televisão entre outros.

Elaborado pelos próprios educadores da rede, o material do EMAI passa a integrar o conjunto de materiais didáticos entregues pela Secretaria para subsidiar docentes e alunos. Além dele, também são entregues, para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o Caderno do Professor para os educadores da rede e o Caderno do Aluno para os estudantes. São apostilas compostas por exercícios e conteúdos de todas as disciplinas para nortear as atividades em sala de aula.