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quinta-feira, 17/11/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Escolha das disciplinas ajuda alunos a definirem qual carreira seguir

Escolas de ensino integral oferecem aos alunos uma gama de aulas eletivas

Quando Heloizza Forstnan Mangas, aluna de 17 anos da E.E. Casimiro de Abreu, começou a frequentar o Ensino Médio, não tinha noção do que gostaria de fazer após a conclusão da educação básica. Estudante de uma das 532 escolas de período integral da Educação, foi com as disciplinas eletivas que a adolescente definiu as áreas escolhidas para os vestibulares que prestará no mês de novembro.

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Nas escolas que oferecem jornada estendida no Estado de São Paulo, os alunos têm a opção de escolher as disciplinas da área diversificada, as chamadas eletivas, com aulas semanais. As aulas devem abordar, obrigatoriamente, conteúdos que contemplem as aulas do currículo oficial do Ensino Médio. Além disso, as unidades oferecem disciplinas de preparação acadêmica, projeto de vida e mercado de trabalho. Na última, a equipe pedagógica da escola organiza palestras com profissionais de diferentes áreas para auxiliar o estudante em suas escolhas.

Entre as disciplinas eletivas que Heloizza cursou ao longo do Ensino Médio estão a de química e doutores do amanhã, pela qual os estudantes aprofundam os estudos sobre o corpo humano. Já sua colega de classe, Bárbara Baungartel Lincka, também com 17 anos, mudou o seu projeto de vida ao longo do Ensino Médio com base em sua experiência no Ensino Integral. A garota, que tinha o objetivo de se tornar antropóloga, tomou gosto pela engenharia civil com as aulas de matemática e todo o contato com a área diversificada que a escola proporcionou.

Nas escolas de ensino integral da Educação, as disciplinas mudam a cada semestre, sempre de acordo com o interesse dos estudantes. Aluno da E.E. Alexandre Von Humboldt, Jonathas Sousa Nascimento chegou à escola com um projeto de vida: ser médico. A expectativa com relação ao seu futuro mudou após ter acesso às aulas em jornada ampliada. Agora, o jovem quer trabalhar com moda.

Melhor rendimento no Idesp

Resultados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) mostram que as escolas de Ensino Médio com jornada expandida tiveram avanço de 64,3% em quatro anos; o índice saltou de 2,14 para 3,52. Além dos números positivos no modelo, a rede estadual obteve na última edição o melhor desempenho em oito anos em Língua Portuguesa e Matemática.

O perfil adotado por São Paulo oferece aos estudantes um currículo diferenciado. Somam-se às disciplinas da Base Nacional Comum, novidades como: eletivas, aulas experimentais, projeto de vida, clube juvenil e tutoria. Também merece destaque a estrutura física (com laboratórios e refeitórios) que essas escolas mantêm e são determinantes no aprendizado dos estudantes.