• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/10/2016
Ensino Fundamental

Escritores famosos contam como atrair mais jovens leitores em palestra online

Série de encontros na web marcam semana da leitura

Atrair mais crianças e jovens leitores é o “sonho” de todo educador. Para ajudar na tarefa, nomes da literatura brasileira participam de uma série de palestras online. Organizado pela Educação e a Fundação Observatório do Livro, o evento marca a Semana Nacional da Leitura, que acontece de 11 a 16 de outubro. A ideia é discutir estratégias para dobrar o número de leitores no Brasil, a começar pelas escolas e famílias. Todo o congresso será transmitido ao vivo, por meio do site do Conaler. É necessário fazer cadastro prévio. As vagas são limitadas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Estão na programação 35 atividades divididas em conferências, palestras e saraus. Entre os convidados para o congresso estão os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Frei Betto, o filósofo Mário Sérgio Cortella, além do secretário José Renato Nalini.

Além dos professores da rede, bibliotecários que atuam nas unidades também podem participar. Juntos eles serão convidados a compartilhar cases reais e discutir como o ambiente escolar é capaz de incentivar as práticas de leitura. Os vídeos estão abertos para celular, tablet e computador.

Salas de leitura

A rede estadual de São Paulo mantém diversos projetos de incentivo à leitura e acervo variado de livros nas unidades. Mais de 3,1 mil escolas participam do programa Sala de Leitura. As salas são ambientes pedagógicos interdisciplinares onde os estudantes contam com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual como DVDs e CDs. Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatro, jogos lúdicos, entre outros projetos.