quinta-feira, 13/03/2014
Imprensa

Espanha é novo destino de intercâmbio para alunos dos Centros de Estudos de Línguas

Processo seletivo está marcado para abril. Neste ano, 219 estudantes poderão participar da experiência também na França e na Inglaterra A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o governo da Espanha acabam de anunciar uma parceria inédita. Em junho, 139 estudantes dos cursos de espanhol dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) terão a chance de participar de um intercâmbio de 20 dias no país europeu. Em 2013, na primeira edição do projeto, 356 alunos da rede estadual desfrutaram da experiência na Argentina, França e Inglaterra.

Para ser um dos selecionados, os intercambistas passam por um processo para avaliar o conhecimento adquirido nas aulas de idiomas nos CELs (no caso, espanhol, francês e inglês). É exigida também frequência mínima de 75% nas aulas e média igual ou superior a 7,0 (sete) em língua inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova. Desta vez, a seleção está marcada para abril e a viagem para o mês de junho, durante as férias escolares.

Assim como na primeira edição, a Secretaria oferecerá todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão de documentação, até transporte, alimentação e estadia. Nos países destinos para o intercâmbio, além das aulas em centros de ensino, os estudantes também farão passeios culturais monitorados, tudo sem custo.

“O contato com uma outra cultura e a oportunidade de conversar com nativos da língua são experiências únicas para qualquer estudante de idiomas. A Espanha, com todas suas características históricas e culturais, preenche essas expectativas e vai ampliar ainda mais o universo dos nossos alunos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Cursos gratuitos de 7 idiomas

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.

Atualmente, a Secretaria da Educação conta com 229 CELs, que oferecem aula de sete idiomas diferentes, entre eles espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim.

Serviço: Localize aqui o CEL mais próximo na sua região