O Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) recebe nesta terça-feira (11) a visita do Dr. Steven Collins para uma palestra voltada aos professores interlocutores que atuam na rede estadual de ensino. Collins, que é docente na única universidade do mundo voltada para surdos, a Gallaudet University, em Washington, é um especialista na educação de surdocegos.
Durante sua palestra, o professor usará a American Sing Language (ASL), língua de sinais americana, método do qual é estudioso. Collins ainda é doutor em Língua Gestual (TASL) e presidente do departamento dos programas de pós-graduação da Gallaudet University. Entre suas áreas de estudo, destaca-se sua pesquisa de doutorado focada na variação sociolinguística no uso de sinais não-manuais.
A apresentação faz parte do Laboratório de Interpretação do Professor Interlocutor, que assim como outras formações oferecidas pelo CAPE tem o objetivo de aprimorar o desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência.
Atualmente, estudam em escolas estaduais de São Paulo mais de 1,9 mil alunos com surdez profunda, 111 estudantes com deficiência múltipla sensorial, ou seja, a associação de duas ou mais deficiências, além de 22 surdocegos. O atendimento desses jovens é realizado por 757 professores interlocutores e 28 professores instrutores mediadores.