• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/07/2012
Últimas Notícias

Especialistas discutem desafios contemporâneos da educação em congresso

A 4ª edição do Congresso Marista de Educação acontece até sexta-feira, dia 20, no Parque Anhembi Com o objetivo de promover uma reflexão sobre os temas e desafios contemporâneos da […]

A 4ª edição do Congresso Marista de Educação acontece até sexta-feira, dia 20, no Parque Anhembi

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre os temas e desafios contemporâneos da educação, começou nesta terça-feira (17) o 4º Congresso Marista de Educação. O evento acontece no Parque Anhembi, na capital paulista, e segue até a sexta-feira, dia 20.

A conferência de abertura foi ministrada pelo neurocientista Miguel Nicolelis, eleito um dos 20 maiores cientistas da atualidade pela revista Scientific American, que falou sobre a aproximação entre ciência e educação.   

Na manhã desta quarta-feira (18), a educação como um direito do cidadão foi o tema da exposição de Miguel Arroyo, mestre em Ciência Política e PhD em Educação pela Stanford University. De acordo com Arroyo, é fundamental que os educadores se vejam como agentes garantidores do direito à educação. O educador ainda abordou a questão do relacionamento entre professores e alunos. “Muitas vezes, nos preocupamos mais com o que estamos ensinando e a forma como o fazemos, mas pouco sabemos sobre aqueles que estamos educando”, reflete.

A programação, que se estende até o final desta semana, conta ainda como especialistas em educação da Inglaterra, Estados Unidos, Espanha e Chile, além de nomes como Ariano Suassuna, que fará a última grande conferência, no dia 20, sobre a cultura como princípio educativo.

A Secretaria da Educação será representada pelas professoras Leila Mallio e Valéria Arcari, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, que ministram palestra sobre o plano de formação continuada de gestores nesta quinta-feira (19).