quarta-feira, 18/07/2012

Congresso traz debate sobre o desafio de despertar o gosto pela leitura nos jovens

Tema foi abordado na tarde desta quarta-feira (18) no 4º Congresso Marista de Educação O desafio de incentivar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes foi tema de debate […]

O desafio de incentivar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes foi tema de debate na tarde desta quarta-feira (18), no 4º Congresso Marista de Educação. A conversa ressaltou a importância do professor para despertar o interesse dos estudantes.

A conversa foi mediada pela representante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Elizabeth Serra, e contou com a participação da escritora Marisa Lajolo e da presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado.

De acordo com Marisa, as ferramentas para incentivar os jovens a lerem mais estão na própria literatura. “Na iniciação de qualquer prática cultural é necessário uma ferramenta. No caso da leitura é preciso livros, muitos livros. São os bons livros e os bons autores os aliados para iniciar nos jovens o gosto pela leitura”, declara.

A utilização de obras infanto-juvenis que caíram no gosto dos mais jovens, como a saga do bruxo Harry Potter, também pode ser uma isca para a descoberta do gosto pela leitura. “Lendo obras como estas, o jovem passa a incorporar a leitura em sua vida. Quando o professor vê aspectos positivos nessas obras, deve usá-las para chamar a atenção dos alunos”, afirma Ana Maria.