segunda-feira, 31/10/2005

Espetáculo sobre transplante de órgãos emociona alunos da Rede Estadual

500 alunos das Escolas Di Cavalcanti, Cora Coralina e Terezinha Sertório, assistiram à peça “Poeira de Estrelas” nesta segunda-feira, 31. O texto, com temas polêmicos, como depressão juvenil, amor, morte […]

500 alunos das Escolas Di Cavalcanti, Cora Coralina e Terezinha Sertório, assistiram à peça “Poeira de Estrelas” nesta segunda-feira, 31. O texto, com temas polêmicos, como depressão juvenil, amor, morte e doação de órgãos agradou aos meninos e meninas do ensino fundamental e médio. A apresentação foi no Teatro Fernando de Azevedo, na sede Secretaria Estadual de Educação, localizada na Praça da República).

Para a maior parte dos alunos essa foi a primeira experiência no mundo mágico do teatro. Eles viram com entusiasmo a os personagens Gabriel e Valquíria que internados em um hospital à espera de uma doação de órgãos, se apaixonam e lutam juntos a batalha por um transplante de medula e fígado. A peça é recheada de trechos bem humorados, implicâncias, crises e discussões. O texto leva o público a uma reflexão sobre o que está sendo visto e de que maneira essas questões devem ser pedagogicamente abordadas pelos professores em sala de aula.

Segundo a professora de artes, Izilda de Fátima, da Escola Estadual Cora Coralina, “a peça é importante para esclarecer as dúvidas sobre a doação de órgãos. Através do teatro, as doenças retratadas pelos personagens, por exemplo, se tornam mais conhecidas pelos alunos que acabam criando uma consciência crítica sobre os temas discutidos”.

A aluna Denise Nogueira de Góis, da Escola Terezinha Sertório, disse que “o tema da doação de órgão é bem mais interessante mostrado no teatro porque além de entreter, tira melhor as dúvidas que temos sobre ele. Adorei.”.

Após a apresentação, um dos atores reserva 30 minutos aos alunos para perguntas, questionamentos e explicações.

“Poeira de Estrelas” fica em cartaz no teatro da Secretaria de Estado da Educação até o dia quatro de novembro, de segunda a sexta, nos horários das 10 h, 14 h e 20 horas.

Com direção de Tadeu Aguiar, a peça é parte do projeto Teatro Jovem e já foi vista por cerca de um milhão e duzentos mil alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Renata Silva