• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 25/09/2017
Programa de Livros
Boas Práticas

Essências, cosméticos e muita Química em ação

Estudantes fabricam produtos, vendem e custeiam passeios culturais da escola

Na E.E. Professor Sérgio da Silva Nobreza, a aula de Química tem um gostinho de… na verdade, ela tem um cheirinho de quero mais. Isso porque os estudantes colocam em prática aquilo que aprendem na teoria. O projeto de fabricação de essências e cosméticos é sucesso e tem até clientes fiéis: os pais dos alunos e alunas da unidade.

A aula de iniciação científica começa na 1ª série do Ensino Médio, quando os alunos e as alunas são apresentados à Química e passam a identificar fenômenos químicos e/ou físicos. No ano seguinte, é a vez de aprender a Matemática, onde eles calculam as variações de matéria de energia que se dão numa relação química. Por fim, na 3ª série é a vez de aprender Química Orgânica que é a aplicação de todo conhecimento que tiveram durante os anos anteriores na prática.

Segundo a professora de Química, Soraya Castro Pereira Carvalho, “os alunos demonstram durante todo o processo muito interessa e muita atenção. A forma com que eles passam a ver a Química muda, de algo difícil e irrisório para algo importante e que os ajudará até mesmo com a futura carreira que escolherão seguir”, afirma.

Uma pequena quantia no valor de R$ 5,00 é doada pelos alunos, para que eles comprem os materiais necessários. Contribuir com essa verba é a forma que os próprios estudantes encontraram para custear passeios culturais promovidos pela direção da escola. Funciona assim, os interessados que ajudam na compra dos produtos e embalagens também se esforçam para vender os cosméticos. O dinheiro arrecadado é guardado e serve para pagar despesas com os ônibus que são fretados e também com as entradas dos passeios, que pode ser um parque ou museu, por exemplo.

Nas feiras de cultura da escola os perfumes e cosméticos já são bastante conhecidos. Os pais que visitam a unidade compram, ao todo, mais de 100 perfumes por ano, além dos cosméticos e do álcool aromatizado. Para a professora, “se não fosse a dedicação dos alunos, nada disso aconteceria.”