• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/08/2017
Crédito: A2 Fotografia / Mastrangelo Reino
Pais e Alunos

Exposição apresenta mobiliário escolar e fotos de escolas na estação República do Metrô

Mostra vai até 30 de setembro, com banners e mobiliário que retratam a importância da instituição

A partir de hoje (10) até o dia 30 de setembro, a estação de Metrô República recebe a exposição 30 Anos da Fundação para Desenvolvimento da Educação – FDE. A mostra reunirá imagens de escolas e creches construídas nas últimas décadas e do trabalho de restauro realizado pelo órgão, fundamental para o funcionamento da imensa estrutura que é a rede estadual de ensino paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O público que passar pelo local também poderá ver de perto parte do mobiliário escolar (cadeiras e mesas) projetado por técnicos da FDE e adotado em todo Estado. Na mostra há espaço também para a gigantesca rede de suprimentos que hoje abastece as 5 mil unidades com materiais de escritório, informática e limpeza.

“A FDE é uma das fundações mais importantes do país ligadas à Educação. Ela ajudou a construir não só a parte de engenharia, mas também todo o conceito de suprimentos das escolas, de como se deve atender uma escola”, afirma o presidente da Fundação João Cury Neto. Segundo ele, “muitas coisas passaram pela FDE, pelas mãos de milhares de funcionários que durante 30 anos construíram a nossa história”, completa.

Nas últimas três décadas, o órgão foi responsável pela construção de quase mil novos prédios escolares, além de mais de 50 mil serviços de ampliação, reforma e acessibilidade de salas e quadras esportivas. Os novos prédios ampliaram em quase 2 milhões o número de vagas e a arquitetura é reconhecida e premiada em exposições na Europa.

A Fundação leva também às escolas tecnologia com o programa que universalizou o acesso à internet na educação de São Paulo, o Acessa Escola. A FDE é um braço da Escola da Família, projeto que há 13 anos realiza aos fins de semana atividades de lazer, bem-estar, esporte e empreendedorismo em 2,2 mil unidades.

Presente na abertura da mostra, o secretário de Estado da Educação de São Paulo, José Renato Nalini gostou “demais de acompanhar a evolução do mobiliário”, disse ao conferir os banners com retratos das antigas meses e cadeiras da Rede Estadual. Ele completou, “reconheci as carteiras nas quais eu estudei. E, com isso, eu fiz um passeio pela minha infância, pela minha juventude, e me deu muito orgulho de estar hoje tentando contribuir com a Educação de São Paulo.

Assim que sair da República, a mostra “30 anos da Fundação para Desenvolvimento da Educação – FDE” deve pegar o Metrô na linha 3-Vermelha e descer na estação Tatuapé, onde ficará exposta entre os dias 10 e 31 de outubro.

Serviço
Exposição: 30 Anos da Fundação para Desenvolvimento da Educação – FDE
Data: 10 de agosto a 30 de setembro
Local: Estação República do Metrô SP