terça-feira, 14/09/2021
Notícia

Estado chegará a mais de 150 mil matrículas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Etecs e escolas estaduais em 2022, 136% a mais que 2018

Esta é a maior expansão do acesso a cursos de formação profissional integrados ao Ensino Médio no Estado de São Paulo; Período de matrículas para mais de 25 mil novas vagas nas escolas estaduais já está disponível na Secretaria Escolar Digital até 17 de setembro

O Governo do Estado de São Paulo, por meio de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Centro Paula Souza (CPS) e Secretaria da Educação (Seduc), vai chegar a um volume recorde de matrículas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em 2022. Serão mais de 150 mil estudantes cursando 1º, 2º e 3º ano desses cursos em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e escolas regulares do Estado. É um crescimento de quase 90 mil alunos em apenas quatro anos. O período de matrícula para a parte das novas vagas de 2022 que será oferecido nas escolas regulares da Seduc já está disponível. Até o dia 17 de setembro, alunos poderão solicitar ingresso no Ensino Médio da rede estadual em turmas que oferecem cursos técnicos como parte do itinerário formativo do Novo Ensino Médio.

São 31.280 vagas em 591 escolas estaduais e 195 municípios. As matrículas podem ser feitas por estudantes da rede pública e rede privada por meio do aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital (www.sed.educacao.sp.gov.br). Há turmas voltadas para alunos que vão ingressar no 1º e no 2º ano do ensino médio em 2022. As vagas em escolas estaduais não têm prova de seleção e são oferecidas preferencialmente aos estudantes que residem no entorno das unidades. Os cursos são oferecidos pelo CPS e outras instituições parceiras contratadas pelo Governo de São Paulo.

Há 17 opções de cursos:
• Administração;
• Análises Clínicas;
• Comércio;
• Desenvolvimento de Sistemas;
• Design Gráfico;
• Eventos;
• Farmácia.
• Finanças;
• Guia de Turismo;
• Informática para a Internet;
• Logística;
• Marketing;
• Nutrição;
• Química;
• Recursos Humanos;
• Serviços Jurídicos;
• Serviços Públicos;

Administração, Informática para a Internet, Desenvolvimento de Sistemas, Marketing e Logística são, respectivamente, os cursos com maior número de turmas. As vagas estão espalhadas por todo o estado de São Paulo. Das 91 diretorias de ensino da Secretaria de Educação, 86 receberão turmas novas em 2022.

Ensino Técnico junto com o Médio

Em 2018, o Estado somava 61.066 matrículas no Ensino Técnico Integrado ao Médio em Escolas Técnicas e 2.386 na rede estadual por meio do programa Vence. Com o programa Novotec, especialmente em sua modalidade Novotec Integrado, o Estado está ampliando a oferta de cursos técnicos para os estudantes das escolas regulares de Ensino Médio. Além de oferecer aos estudantes uma oportunidade de formação profissional, o Ensino Médio integrado ao Técnico tem melhores resultados de aprendizagem. Os indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 mostraram que os alunos de Ensino Médio que fazem curso técnico nesta etapa da educação básica têm melhor desempenho em português e matemática do que o restante da rede, tanto em São Paulo quanto em outros estados, como Ceará e Pernambuco.

“A ampliação do acesso de jovens a uma formação profissional de qualidade é uma das maiores prioridades da nossa gestão desde o primeiro dia de 2019. Os cursos técnicos dão aos alunos uma forma de gerar renda após essa etapa da educação básica e, ainda mais importante, dão a eles meios de sonhar com uma profissão promissora”, diz Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. “O programa Novotec tem o potencial de motivar nossos estudantes da rede estadual com contextualização e aplicação prática do conhecimento adquirido na escola”, completa o Secretário da Educação, Rossieli Soares. “E a parceria entre diferentes órgãos do Governo do Estado de São Paulo tem sido fundamental para viabilizar essa que é a implementação do itinerário de formação técnica do Novo Ensino Médio”.

Vestibulinho Etec

Estão previstas para começar em outubro as inscrições para o Vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre de 2022. Ao todo, são 223 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, administradas pelo CPS, autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A previsão é de que estejam disponíveis para as inscrições cerca de mil turmas, em 68 cursos de diferentes na modalidade de ensino integrado, totalizando cerca de 39 mil vagas. Os cursos são de eixos tecnológicos como Ambiente e Saúde, Controles e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Infraestrutura, Produção Cultural, Tecnologia da Informação e Comunicação, Turismo e Lazer e outros. Todas as informações estarão disponíveis em www.vestibulinhoetec.com.br.

“O esforço para ampliar o acesso a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio já está trazendo grandes resultados. Estamos crescendo a um ritmo acelerado para que São Paulo continue sendo referência em educação profissional, tanto na qualidade quanto no alcance”, diz a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Sobre o Novotec

O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro Paula Souza, que oferece aos jovens paulistas cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional, alinhados com as demandas do mercado de trabalho. De 2019 ao fim de 2022, mais de 400 mil vagas serão oferecidas em todas as modalidades do programa. Em 2021, mais de 100 mil estudantes tiveram a oportunidade de fazer algum dos cursos. O Novotec Integrado – que oferece cursos técnicos dentro das escolas estaduais – é uma das modalidades do programa Novotec.