• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/03/2004
Últimas Notícias

Estado inova e forma três mil professores em Medicina Chinesa

Os conhecimentos serão aplicados nas aulas de Educação Física das escolas da Capital e da Grande São Paulo Uma grande cerimônia foi montada para receber os três mil professores da […]

Os conhecimentos serão aplicados nas aulas de Educação Física das escolas da Capital e da Grande São Paulo

Uma grande cerimônia foi montada para receber os três mil professores da rede pública estadual no Ginásio do Ibirapuera, na manhã desta quinta, 18 de março. Professores de Educação Física das 28 Diretorias de Ensino da capital e Grande São Paulo receberam das mãos do governador Geraldo Alckmin o diploma da capacitação em Medicina Tradicional Chinesa.

A partir deste mês, eles poderão aplicar os oito movimentos do Lien Ch’ I – técnica oriental de meditação originária do Kung Fu – que simulam o comportamento da natureza e de animais sagrados da China. O curso intensivo, com duração de 30 horas, indicou a base do pensamento oriental que é a busca do equilíbrio entre as forças Yin e Yang, a consciência da percepção, além dos movimentos do Lien Ch’I.

A técnica já pode ser incluída no programa curricular dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é utilizar a filosofia chinesa e a meditação para diminuir o estresse diário dos jovens, melhorar o desempenho escolar e proporcionar mais qualidade de vida aos alunos.

O governador acredita que a cultura, a medicina e as técnicas chinesas são extremamente significativas para a formação dos professores no sentido de promover a saúde física e mental dos alunos. “O professor de Educação Física é o médico do novo milênio. É o agente da cidadania que vai criar uma mudança de comportamento nos alunos”, concluiu. Alckmin prometeu, ainda, a realização do segundo módulo do curso para os professores de São Paulo e a extensão da capacitação aos profissionais do interior.

O secretário de Estado da Educação, profº Gabriel Chalita, disse que a escola pode formar um cidadão pleno. “Investimos no professor para valorizá-lo ainda mais. A técnica para compreender as influências da força da natureza na vida do homem, no meio ambiente e no relacionamento, ajudará no desenvolvimento da auto-estima dos alunos”, exemplificou.

Para o Dr. Jou Eel Jia, representante no Brasil da Academia de Ciências da China e criador da capacitação, fruto da parceria assinada pela Secretaria de Estado da Educação e da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, em novembro do ano passado, as técnicas estimularão as sensações. “Todos juntos podemos promover a saúde e ajudar os outros para resgatar o verdadeiro papel da escola”, disse.

A madrinha do programa, Maria Lúcia Alckmin, acredita no potencial das técnicas chinesas para os jovens das escolas estaduais. “Esses serão os multiplicadores da paz. Agora os jovens terão mais concentração e melhor absorção do ensino”, declarou.

Lien Ch’i significa basicamente treinamento da energia vital. Os chineses adeptos desta prática partem do princípio de que o ser humano é resultado de um fluxo de energia que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Luciane Salles