• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/09/2013
Acessa Escola

Estagiária do Acessa Escola cria blog com apoio da Rede de Projetos

Comunidade escolar interessada em apresentar projetos devem fazer o cadastro no site do programa

Apaixonada por leitura desde pequena, a moradora da cidade de Guararapes, Vanessa de Oliveira, já está certa que quer ser escritora. Pensando na carreira, a aluna da E.E. João Arruda Brasil e estagiária do Acessa Escola criou, em março de 2011, o blog Amamos a Leitura. No espaço, Vanessa escreve a sinopse e a resenha dos livros que lê.

Assim que pensou em criar o blog, a aluna encaminhou a sugestão elaborada em conjunto com sua professora de português para a Rede de Projetos do programa Acessa Escola. A ideia foi para frente e hoje Vanessa estimula os alunos que vão até as salas de informática do programa a lerem o blog e viajarem pelo mundo da literatura.

“A participação dos alunos e dos professores é muito boa. Eles dão sugestões de sinopses que querem ler, fazem comentários, participam dos sorteios. Tenho até uma amiga que se inspirou no meu espaço e criou seu próprio blog. Acho que estou conseguindo influenciar as pessoas positivamente”, opina Vanessa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O blog da aluna ganhou tanta relevância que conta até com parcerias com editoras. Mas para Vanessa, esse é só o primeiro dos muitos sonhos que ainda quer conquistar. “Quero prestar vestibular em jornalismo ou letras e me aperfeiçoar fazendo cursos até fora do país”, revela.

Rede de Projetos

A Rede de Projetos foi criada para unir as ações criadas por estagiários e professores de escolas atendidas pelo programa Acessa Escola. Entre 2011 e o primeiro semestre de 2013, foram criados 1.123 projetos por usuários do Acessa Escola, sendo 890 deles (80%) elaborados pelos estudantes estagiários. Entre as iniciativas estão blogs de incentivo à leitura, videoclipes de direitos humanos e tutoriais para o uso seguro da internet.

A iniciativa tem o objetivo de oferecer um espaço de visibilidade, compartilhamento, apoio e suporte a ideias, ações, iniciativas e projetos desenvolvidos por toda comunidade escolar.  Quer saber como cadastrar sua iniciativa? Clique aqui!