• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/08/2008
Últimas Notícias

Estagiários do Acessa Escola ganham site

Alunos que tomam conta de laboratórios de informática podem tirar dúvidas e interagir com outros colegas A Secretaria de Estado da Educação criou um site sobre o Acessa Escola  (http://www.acessaescola.sp.gov.br/), […]

Alunos que tomam conta de laboratórios de informática podem tirar dúvidas e interagir com outros colegas

A Secretaria de Estado da Educação criou um site sobre o Acessa Escola  (http://www.acessaescola.sp.gov.br/), projeto que transforma as salas de informática das escolas, ficando abertas em tempo integral para os alunos. Com isso, os estagiários que comandam as salas poderão interagir e ganhar conhecimento atualizado.

A ferramenta pode ser utilizada pelos estagiários selecionados para o programa (até agora 2.100 já foram treinados, para entrar nas salas até o fim do ano), ou por qualquer estudante que tenha dúvidas sobre o projeto.

Além de informações sobre o Acessa Escola, o site traz notícias da rede de educação estadual e informações pertinentes à rotina das escolas, como implementação de programas e oportunidades para os estudantes. Os alunos ainda podem acessar vídeos interativos que esclarecem eventuais dúvidas sobre a monitoria da sala de informática, além de trocar informações com outros monitores por meio de um fórum.

Não há necessidade de o aluno se identificar para acessar o site. Qualquer pessoa pode consultá-lo, incluindo pais e responsáveis que queiram conhecer melhor o projeto.

O Programa

A Secretaria de Estado da Educação selecionará, durante todo o projeto, 12.242 estagiários para os laboratórios de informática de escolas. Cinco mil já foram escolhidos – 2.100 começam até o fim do ano. Todos estão recebendo gratuitamente duas camisetas e uma mochila, para que trabalhem uniformizados. A carga horária de trabalho é de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio é de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, com salário de R$ 340 mensais. O tempo mínimo de contrato é de seis meses. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

O Acessa Escola irá atingir as escolas estaduais de Ensino Médio em três fases: 600 da capital até fim de 2008 (a previsão inicial era de 500), 1.000 até março de 2009 (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista), 3.000 até final de 2009 (outras cidades da Grande São Paulo e interior) e 3.527 até março de 2010 (todo o Estado), com 12.242 alunos como monitores.