terça-feira, 19/03/2013
Pais e Alunos

Estão abertas as inscrições para a 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Podem se inscrever alunos da 2ª ou 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares

Já estão abertas as inscrições para a 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Podem se inscrever, até o dia 14 de junho, alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. A 10ª edição, realizada entre 23 e 27 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os estados.

O objetivo do programa é possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os interessados devem elaborar um projeto de lei nas áreas de Educação Cultura, Esporte e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor e Saúde e Segurança Pública.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Após a elaboração do projeto, os alunos devem preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da Câmara dos Deputados,  e anexar à ficha o projeto de lei, cópia do documento de identidade e do CPF e declaração de matrícula. O material deve ser entregue na escola do aluno para que seja encaminhado à Diretoria de Ensino. Cada projeto de lei deve ter a autoria de apenas um aluno.

Clique aqui para mais informações sobre o programa.

A Secretaria da Educação selecionará 44 projetos que serão encaminhados à Brasília, onde passarão por mais um processo seletivo, resultando na escolha de 11 iniciativas. Os alunos autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os tramites necessários até se tornar lei.

Videoconferência sobre o programa

Na próxima segunda-feira (25), o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati, participará de uma videoconferência que responderá dúvidas sobre o programa para os professores coordenadores das Diretorias de Ensino. A videoconferência acontecerá às 10h e estará disponível no site da Rede do Saber.