segunda-feira, 23/02/2015
Pais e Alunos

Estão abertas as inscrições para a 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Podem participar estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio

Estão abertas, a partir dessa segunda-feira (23), as inscrições para a 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. As escolas estaduais paulistas interessadas em participar da competição têm até o dia 31 de março para finalizar a inscrição no site da OBMEP.

 Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio podem participar do torneio. A Olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática, além de revelar novos talentos na área.

Em 2014, mais de 3,5 milhões de alunos das escolas estaduais paulistas participaram da competição. Foram 50 medalhas de ouro, 198 de prata e 549 de bronze, além de 10 mil menções honrosas.

Para o especialista da equipe curricular de matemática da Secretaria da Educação, João dos Santos Vitalino, o torneio aumenta a motivação do aluno a aprender cada vez mais. “A Olimpíada de Matemática estimula uma aprendizagem da disciplina de forma mais significativa e contextualizada, com uma linguagem mais próxima dos significados. Mais do que uma aplicação de fórmula, é a compreensão do conteúdo da matemática”, destaca.

Os alunos premiados são contemplados com um curso de iniciação científica pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). “O estudante que tiver interesse de ingressar numa universidade terá aprovação direta para o mestrado. Receber um prêmio desse deixa a família e os alunos extremamente gratificados”, ressalta João Vitalino.

Na hora da competição, os estudantes são divididos em três níveis, o primeiro para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o segundo para jovens de 8º e 9º anos da mesma etapa e o terceiro para quem estiver cursando qualquer série do Ensino Médio.

A disputa é dividida em duas fases. A primeira fase, que acontece em 2 de junho, é composta por uma prova objetiva de 20 questões. No dia 12 de setembro, será aplicada uma prova discursiva contendo seis questões. A lista dos participantes premiados será divulgada no dia 27 de novembro. Confira o calendário aqui.

A competição entre os estudantes é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).