• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 01/03/2016
Pais e Alunos

Estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Os interessados podem se inscrever até 1º de abril

Já estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de abril e as escolas estaduais paulistas devem fazer a inscrição no site da OBMEP.  Podem participar do concurso, alunos  a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. As provas desta primeira fase serão no dia 7 de junho.   

Confira o calendário da competição aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo da olimpíada é estimular o estudo de matemática e também revelar grandes talentos da disciplina.  

Edições anteriores

Em 2014, mais de 3,5 milhões de alunos das escolas estaduais paulistas participaram da competição. Foram 50 medalhas de ouro, 198 de prata e 549 de bronze, além de 10 mil menções honrosas.

Para o especialista da equipe curricular de matemática da Secretaria da Educação, João dos Santos Vitalino, o torneio aumenta a motivação do aluno a aprender cada vez mais. “A Olimpíada de Matemática estimula uma aprendizagem da disciplina de forma mais significativa e contextualizada, com uma linguagem mais próxima dos significados. Mais do que uma aplicação de fórmula, é a compreensão do conteúdo da matemática”, destaca.

Os alunos premiados são contemplados com um curso de iniciação científica pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). “O estudante que tiver interesse de ingressar numa universidade terá aprovação direta para o mestrado. Receber um prêmio desse deixa a família e os alunos extremamente gratificados”, ressalta João Vitalino.

Na hora da competição, os estudantes são divididos em três níveis, o primeiro para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o segundo para jovens de 8º e 9º anos da mesma etapa e o terceiro para quem estiver cursando qualquer série do Ensino Médio.

A competição entre os estudantes é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).