Podem se inscrever até dia 15 de junho alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares
Já estão abertas as inscrições para a 9ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Podem se inscrever alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares até o dia 15 de junho. A 9ª edição, realizada entre 24 e 28 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os estados.
Os alunos interessados devem preencher uma ficha de inscrição e participar de um mini curso sobre como fazer um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados. Depois disso, os estudantes devem procurar a diretoria de ensino da sua região e entregar ficha de inscrição e projeto de lei para o professor coordenador.
O tema do projeto é livre. Os alunos podem participar escrevendo sobre qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro desde que a proposta tenha relevância e possa impactar positivamente a sociedade. O programa tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.
A princípio, 44 projetos serão selecionados no estado de São Paulo. Após a primeira seleção 11 serão escolhidos pela Câmara dos Deputados. Os alunos autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os tramites necessários até se tornar lei. “O programa é importante porque vai fomentar o protagonismo juvenil e os alunos vão ver de perto como a democracia é vivenciada em Brasília” afirma o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati.
Videoconferência sobre o programa
Na próxima terça-feira (27) o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati, participará de uma videoconferência que responderá dúvidas sobre o programa para os professores coordenadores das diretorias de ensino. A videoconferência acontecerá das 10h às 12h e estará disponível no site da Rede do Saber.