segunda-feira, 26/03/2012

Estão abertas as inscrições para a 9ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Podem se inscrever até dia 15 de junho alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares Já estão abertas as inscrições para a 9ª […]

Já estão abertas as inscrições para a 9ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Podem se inscrever alunos entre 16 e 22 anos que estejam  matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares até o dia 15 de junho. A 9ª edição, realizada entre 24 e 28 de setembro,  vai reunir 78 estudantes de todos os estados.

Os alunos interessados devem preencher uma ficha de inscrição e participar de um mini curso sobre como fazer um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados. Depois disso, os estudantes devem procurar a diretoria de ensino da sua região e entregar ficha de inscrição e projeto de lei para o professor coordenador.

O tema do projeto é livre. Os alunos podem participar escrevendo sobre qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro desde que a proposta tenha relevância e possa impactar positivamente a sociedade. O programa tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

A princípio, 44 projetos serão selecionados no estado de São Paulo. Após a primeira seleção 11 serão escolhidos pela Câmara dos Deputados. Os alunos autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os tramites necessários até se tornar lei. “O programa é importante porque vai fomentar o protagonismo juvenil e os alunos vão ver de perto como a democracia é vivenciada em Brasília” afirma o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati.

Videoconferência sobre o programa

Na próxima terça-feira (27) o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati, participará de uma videoconferência que responderá dúvidas sobre o programa para os professores coordenadores das diretorias de ensino. A videoconferência acontecerá das 10h às 12h e estará disponível no site da Rede do Saber.