quarta-feira, 17/07/2019
A2img/Diogo Moreira
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Estão abertas as inscrições para cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º semestre

EJA é aberto para estudantes com idade mínima de 15 anos; retorno das aulas ocorre no dia 31 de julho

Jovens e adultos fora da idade escolar que desejam retomar os estudos ainda podem se inscrever para as aulas do segundo semestre na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual de São Paulo.

O cadastro pode ser feito em qualquer escola da rede, mas não necessariamente as aulas ocorrem na unidade de cadastro. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG), comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar.  No caso de alunos com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.Diogo Moreira/A2img

O ciclo referente ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com duração de quatro semestres, é aberto a estudantes com idade mínima de 15 anos. Já o Ensino Médio (1ª a 3ª série) é voltado a candidatos acima de 18 anos e pode ser concluído em três semestres.

Atualmente a rede estadual de São Paulo possui 190 mil alunos de EJA matriculados em 1.100 escolas de todo o estado de São Paulo. Na EJA o projeto pedagógico prevê, além do currículo oficial, atividades que dialoguem com a vida profissional e cotidiano dos alunos.

Para a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, do CEEJA de Carapicuíba, o EJA cumpre mais do que o papel de completar o estudo, mas reforça a independência e cidadania de cada indivíduo. “Ajudar essas pessoas a resgatarem sua autoestima e buscarem novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, afirma.

Maria das Graças, cozinheira experiente, é uma das estudantes que completou os estudos na CEEJAd e Carapicuíba. Ela retornou às salas de aula para tentar uma chance de promoção. “Não importa o quanto você saiba ou tenha aprendido dentro da cozinha, todos ainda querem o conhecimento que só vem da sala de aula”, avalia.

O início do segundo semestre na rede estadual começa no dia 31 de julho.