• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/01/2019
Ensino Médio

Estão abertas as inscrições para o Ciclo I do Núcleo Luz

Na capital, projeto oferece aulas de dança para jovens entre 14 e 19 anos com baixa renda familiar

Jovens entre 14 e 19 anos de idade que tenham interesse pela dança podem se inscrever no Núcleo Luz até o próximo dia 24 de janeiro. As vagas são para o Ciclo I e garantem bolsa-auxílio de R$100, auxílio-transporte mensais e alimentação diária.

– Clique aqui para se inscrever

A unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, tem como objetivo desenvolver projetos que transformam a vida de jovens de baixa renda familiar através da dança e da arte. Com a participação, eles também podem desenvolver e ampliar o repertório através de atividades complementares.

Além de ter alguma vivência na prática corporal – seja na área da dança, capoeira, esporte, teatro, circo entre outros –, o candidato deve morar em São Paulo, ter renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa e disponibilidade para aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Sede do Núcleo Luz, no Bom Retiro.

“O Ciclo I é um ciclo de experimentação da dança e um contato mais profundo com a arte, pois muitos deles sabem dançar e não tem técnica”, afirma Lígia Frugis, supervisora de articulação sociocultural da instituição.

Os candidatos inscritos serão avaliados com base nos requisitos e aqueles que estiverem de acordo serão convocados para o processo seletivo. Esta etapa é presencial e os jovens farão alguns testes práticos em grupo entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.

A divulgação da lista de aprovados será dia 8 de fevereiro e o início das aulas dia 11 de março.

Formação

O Núcleo Luz faz parte do Programa Fábricas de Cultura e, desde 2007, promove a inclusão e inserção de jovens no universo da arte. Divido em dois ciclos de formação, eles recebem orientações multidisciplinares da dança e de outras habilidades relacionadas.

“Isso amplia a visão de mundo destes jovens, sua autoestima, autonomia e principalmente uma maior assertividade diante das futuras escolhas em suas vidas profissionais e pessoais”, afirma a diretora do Núcleo, Chris Belluomini.

Apaixonado por dança, Moisés Santos Matos mora na zona Leste da capital paulista e entrou no Ciclo I em 2016. O jovem comenta sobre os desafios de participar do grupo.

“Não é só acordar cedo, morar longe e decorar as coreografias. Nós somos em 50 jovens, por isso é importante aprender a conviver com personalidades diferentes. É um esforço que eu tenho certeza que no final vale a pena”, comenta.

Assim como Moisés, o sonho de muitos desses jovens é seguir carreira na dança. Para isso, o Núcleo também conta com o Ciclo II, que oferece uma formação mais profissionalizante, na qual se espera do dançarino maior habilidade com a modalidade.

O projeto foi decisivo para o crescimento profissional e pessoal de Jeniffer Mendes. Após passar pelos dois ciclos do Núcleo, a jovem se tornou professora de dança.

“Foi magnífico participar do projeto. Tanto as aulas corporais como as aulas teóricas me ajudam até hoje. Ele me preparou para vida, porque eu sempre quis ser artista”, conta.

Confira o cronograma completo do processo seletivo para o CICLO I:

– 9 a 24/1 (até às 12h): Inscrições online

– 28/1: Convocação para testes práticos

– 29/1 a 1/2: Testes práticos presenciais

– 8/2: Divulgação da lista de aprovados

– 11 e 12/2: Matrículas

– 11/3: Início das aulas