segunda-feira, 07/05/2018
A2img/Diogo Moreira
Ensino Médio

Estão abertas as inscrições para o ENEM 2018

Os alunos podem efetuar a inscrição até o dia 18 de maio

De hoje (7) a 18 de maio é possível fazer inscrição para o ENEM 2018. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada para o curso superior, por meio do Prouni, do Fies e do Sisu, além da autoavaliação. Fazer a inscrição corretamente é essencial para o seu sucesso. O processo é obrigatório para todos, inclusive a quem pediu e conseguiu a isenção da taxa. Clique aqui e se inscreva!

Só de ouvir o nome ENEM, muitos estudantes ficam tensos e até com medo. Isso se dá pela pressão que é cursar o Ensino Médio, conforme relata a estudante Dhâmarys Biara de Oliveira Santos, da EE Professor Armando Gaban. Ela está na 2ª série e vai se inscrever como treineira. “Eu, pelo menos, sou uma pessoa que fica muito ansiosa. Então me antecipar e fazer o exame esse ano é um jeito de me preparar mais, saber como funciona, ter uma base mais concreta do que cai na prova e etc.. Assim, não ficarei tão nervosa no ano que vem e terei mais confiança”, explica a aluna.

Diferente de Dhamarys, o estudante Matheus Santos, da escola estadual Professor Ayrton Busch, em Bauru, não está com muito medo. “O pessoal fala que está com medo, mas o negócio é seguir as dicas que tenho visto aí pelas redes sociais, estudar e na hora da prova não ficar muito abalado, não ficar forçando a mente, pois isso pode prejudicar”, esclarece o futuro jornalista.

Fique atento! Mantenha seu e-mail e telefone atualizados para o Inep conseguir te mandar informações importantes! Se você precisa de algum atendimento, faça a solicitação durante a inscrição e envie um documento que comprove sua necessidade.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2018. Neste ano, os concorrentes terão à frente algumas mudanças no Exame, como, por exemplo, meia hora a mais de duração no segundo dia de prova. Serão cinco horas para responder as questões de matemática, química, física e biologia. As inscrições começam em 7 de maio, e as avaliações serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.

Seguindo os moldes do ano passado, em 2018 o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos, e não mais em um só fim de semana. No primeiro domingo, ainda serão cinco horas e meia de duração, onde os inscritos deverão responder as questões de linguagens e ciências humanas, mais a redação.