Professores e alunos da rede estadual de ensino podem se inscrever para a 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. A iniciativa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas. O cadastro deve ser feito até o dia 30 de abril.
Podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Os jovens poderão concorrer em cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.
Nesta edição, o tema é “O lugar onde vivo”, com o objetivo de estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. A escritora mineira e ex-professora de escola pública, Conceição Evaristo, é a grande homenageada.
Os professores deverão realizar oficinas de leitura e de escrita em sala de aula com todos os alunos participantes. Além disso, poderão acessar a coleção da Olimpíada, composta por cadernos virtuais de apoio ao trabalho do professor.
É necessário também registrar em um diário suas experiências com a realização das oficinas, como dificuldades encontradas, aprendizagens, descobertas, seus acertos e suas reflexões.
A avaliação acontecerá em cinco etapas: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional.