• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/06/2017
Ensino Médio

Neutralidade e pH são alguns dos temas de Química mais recorrentes no Enem

Professora integrante da equipe curricular de Química da CGEB dá dicas de como se sair bem na prova

Das 180 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 45 são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bloco de disciplinas que engloba Física, Química e Biologia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Educação já deu algumas dicas de como se sair bem nas provas de Física e Biologia e agora traz os temas mais recorrentes de química. Confira:

Estequiometria

Por meio da estequiometria, calculamos a quantidade exata de reagentes necessária para se obter determinada quantidade de produto.

A professora Roseli Gomes, integrante da equipe curricular de Química da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica), destaca que, antes de começar a resolução dos cálculos, o aluno deve escrever a equação química, balancear a equação, acertando os coeficientes estequiométricos, e estabelecer as proporções das grandezas envolvidas no problema.

Termoquímica

A termoquímica é a parte da físico-química que estuda as trocas de calor nas reações químicas. Segundo a professora Roseli, “é fundamental ficar atento às quantidades de calor liberados ou absorvidos durante uma reação química”.

Neutralidade

Sobre o tema “neutralidade”, Roseli diz que “é importante lembrar que o ácido precisa de uma base para se neutralizar (sal) e que uma base precisa de um ácido para se neutralizar”.

Oxidação

A oxidação ocorre quando, em uma reação química, o elemento perde elétrons. “Lembrando que esse elemento não necessariamente precisa ser o elemento oxigênio”, afirma Roseli.

Equilíbrios químicos

De acordo com a professora, o equilíbrio químico acontece quando as velocidades das reações direta e inversa de uma mistura ficam iguais. “Isto é, os reagentes se transformam em produtos e os produtos se regeneram, se tornando novamente em reagentes”, explica.

pH

PH significa “potencial hidrogeniônico”. Ele indica se o meio é ácido (quantidade de hidrônios maior que a de hidróxidos), básico (quantidade de hidrônios menor que a de hidróxidos) ou neutro (quantidade de hidrônios igual a de hidróxidos).

Neste tópico, Roseli sugere: “Pense nas escalas de pH e pOH para medir a acidez e a alcalinidade das soluções”.

Funções orgânicas

As funções orgânicas são grupos de compostos orgânicos que possuem como elemento comum o carbono (C) e têm características semelhantes. “É bom lembrar que existem várias funções orgânicas. Algumas delas são: hidrocarboneto, álcool, fenol, aldeído, cetona, entre outras”, ressalta a professora.

Enem 2017

O Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O exame é composto por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 45 de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias, além da redação.

Mais informações no site do Enem.