• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/09/2007
Últimas Notícias

Estes são os diplomatas do futuro

Secretaria de Estado da Educação seleciona estudantes que reúnem características de um futuro líder Eles são feras no inglês, participam ativamente de ações comunitárias e são formadores de opinião nas […]

Secretaria de Estado da Educação seleciona estudantes que reúnem características de um futuro líder

Eles são feras no inglês, participam ativamente de ações comunitárias e são formadores de opinião nas escolas onde estudam. São, portanto, talentos que a Secretaria de Estado da Educação acaba de selecionar, futuros diplomatas, para a sexta edição do Programa Jovens Embaixadores.

Parceria da Secretaria com a Embaixada dos Estados Unidos e o Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), o programa mobilizou os professores de inglês de todas as 90 Diretorias de Ensino da Secretaria para a aplicação das provas oral e escrita do idioma, formuladas pela Embaixada dos Estados Unidos.

Todos participantes são alunos do ensino médio da rede estadual e tiveram de preencher os pré-requisitos exigidos pelo programa: ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem ao Estados Unidos), jamais ter viajado para o exterior; ter boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer ao ensino médio na rede pública, fazer parte da camada sócio-econômica menos favorecida, ter bom desempenho escolar, ter iniciativa e boa desenvoltura oral, possuir perfil de liderança, ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a situações e culturas diferentes, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Visitas às residências dos alunos foram conduzidas por professores da rede estadual, que avaliaram o relacionamento familiar e comunitário do participante. “Nesta sexta edição um dos finalistas brasileiros ganhará uma bolsa de estudos para realizar curso superior nos EUA”, afirma a professora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Rose Louback. “Para os participantes que se destacaram a embaixada firmou parceria com a Câmara Americana de Comércio para oportunidades de estágio e/ou trabalho”.

Os vencedores da etapa estadual, que foram selecionados do total de 700 participantes, são: Daniel Pena Júnior (EE Doutor Euphly Jalles, de Jales); Matheus Lucas Hebling (EE Professor Arlindo Bittencourt, de São Carlos); Talita Aparecida de Oliveira (EE Professora Idalina Vianna Ferro, de Bariri); Flávio Gonçalves Ribeiro (EE Professor Cleóbulo Amazonas Duarte, de Cubatão); Matheus Lins Alencar (EE Joaquim Mendes Feliz, de Embu Guaçu) e Thais Fernandes da Silva (EE Professor Andronico de Mello, de São Paulo, Capital).

No próximo dia 19, o comitê de seleção da Embaixada anunciará o nome dos candidatos selecionados para o programa de intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro de 2008.

Período do Programa nos Estados Unidos:

13 a 27 de janeiro de 2008

Programação nos Estados Unidos:

05 (cinco) dias em Washington, que incluirão visitas aos principais monumentos, órgãos do governo, escolas e representações da comunidade.

09 (nove) dias em um outro estado norte-americano vivenciando o dia-a-dia de uma família norte-americana e freqüentando aulas em uma “high school”, escola de ensino médio nos Estados Unidos e fazendo apresentações sobre o Brasil.