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segunda-feira, 20/03/2017
Boas Práticas

Estratégias dos jogos de tabuleiros ajudam escolas a ensinar Matemática

Material pedagógico criado por professores da rede foi incluído no laboratório da Unesp

Tão antigo quanto o estudo da Matemática, os jogos de tabuleiros estão sendo adotados por professores das regiões de São José do Rio Preto e José Bonifácio para dinamizar as aulas da disciplina. A estratégia foi reconhecida pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e incluída no laboratório de Matemática da instituição.

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Além das atividades em sala de aula, as duas Diretorias de Ensino organizaram em 2016 o 1º Campeonato Escolar de Jogos de Tabuleiro – CEJTA. Para isso, professores passaram por capacitações para entender as táticas de cada jogada e como incentivar o uso do raciocínio lógico. Um dos jogos utilizados foi o “Brincando com Múltiplos e Divisores”.

Cada escola escolheu um par de alunos de cada série do Ensino Fundamental e um aluno do Ensino Médio, que se enfrentaram entre si. “Não foi o jogo pelo jogo e nem a disputa em si, o que contou para valer foi o aprendizado dos nossos alunos”, conta Ana Claudia Martins, professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico de José Bonifácio e uma das idealizadoras do campeonato.

Olimpíada de Matemática

Em 2016, a rede estadual de ensino de São Paulo, mais uma vez, se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com 692 medalhas entre ouro, prata e bronze. Na 12ª edição da prova, 64 alunos foram premiados na região de São José do Rio Preto. Além das condecorações, estudantes, professores e escolas receberão menções honrosas e certificados de participação.

Atualizada em 05/05/2017 às 13h10.