terça-feira, 14/07/2009

Estudante com deficiência visual vai disputar competição de judô nos EUA

Aluno de 16 anos é campeão brasileiro da categoria estudantil e agora busca reconhecimento internacional No próximo dia 15, a rede estadual de ensino estará bem representada pelo aluno Matheus […]

No próximo dia 15, a rede estadual de ensino estará bem representada pelo aluno Matheus Rodrigues, 16, nos Jogos Parapan-americanos para atletas cegos e com baixa visão, nos Estados Unidos. O estudante do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jornalista Paulo Eduardo Olintho Rehder, em Poá, é o atual campeão brasileiro estudantil. O título foi conquistado em maio deste ano, durante torneio promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Desta vez, o atleta vai buscar o reconhecimento internacional. O torneiro nos EUA vai reunir cerca de 1,5 mil atletas de mais de 60 países.

A Dirigente Regional de Ensino de Itaquaquecetuba, Rosania Morales Morroni, explica que a escola deu todo o apoio para que o estudante conseguisse competir. “Quando ele voltar, queremos que ele visite as escolas da região para compartilhar sua história e inspirar os alunos a vencer seus desafios pessoais”, afirma.

Matheus já foi tema de um documentário feito pelos próprios alunos da escola. O filme ficou entre os finalistas do 1º Festival de Cinema da Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, premiação criada como parte do Programa Cultura é Currículo, da Secretaria de Estado da Educação.

“É um orgulho para toda a rede ter alunos brilhantes como o Matheus. Ele é um exemplo a ser seguido”, diz o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.