• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/02/2020
Boas Práticas

Estudante da Etec é aprovado em três vestibulares de medicina

João Pedro da Cruz concluiu o ensino médio na Escola Técnica Estadual Antônio de Pádua Cardoso, em Batatais

Se conquistar uma vaga no sonhado e disputado vestibular de medicina já é difícil, imagine conquistar três vagas. Foi isso que João Pedro da Cruz, de Brodowski (SP), conseguiu em 2020. Aos 17 anos, o jovem foi aprovado nos vestibulares da Unesp, na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e USP.

João Pedro sempre estudou na rede pública de São Paulo e concluiu o ensino médio na Escola Técnica Estadual Antônio de Pádua Cardoso, em Batatais (SP). Para ele, foram os professores da rede que fizeram a diferença. “Tive a oportunidade de estudar em uma escola muito boa. Os professores me deram um apoio fundamental nesses três anos de ensino médio, e uma bagagem muito importante para prestar as faculdades”, afirmou em entrevista ao G1.

Para se ter uma ideia da dificuldade, só na Fuvest, o vestibular mais concorrido do país, 35 mil candidatos disputaram 11 mil vagas em 106 cursos. Um fato que fazia João não acreditar em passar de primeira. “Não acreditava, porque eu tenho só 17 anos. Estou muito feliz e muito aliviado. Todo esforço valeu a pena, toda oração minha e dos meus familiares valeu a pena. Eu consegui realizar o meu sonho em fazer medicina na USP”, diz.

João começou os preparos em 2018. Além do horário escolar, ele começou a estudar por conta própria. Uma rotina planejada para seis dias da semana, com direito a aulas pela internet. “No começo de 2018, quando estava no segundo ano do ensino médio, pensei já é hora de escolher a minha carreira que eu quero para a minha vida. Quando eu optei pela medicina, tanto pelo amor em biologia e em ajudar as pessoas, eu peguei firme nos estudos.

Já em 2019, João fez um cronograma que funcionava de segunda a sábado, com o domingo sendo o dia de descanso. Com as vídeo-aulas e exercícios diários, João Pedro intercalava com a produção de textos. “Eu fazia uma redação todos os finais de semana, porque tem peso muito grande para a Fuvest e para todos os outros vestibulares”, comenta. 

O esforço valeu a pena. João se matriculou nas aulas de medicina da USP em Ribeirão Preto (SP). E estimula outros jovens da rede: “Só nos motiva a correr atrás dos nossos sonhos. Mal posso esperar para começar. Vou usar o meu conhecimento para salvar as pessoas, melhorar a qualidade de vida delas.”