• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/11/2008
Últimas Notícias

Estudante de 10 anos vence concurso do Estado e vai conhecer princesa Stéphanie, de Mônaco

Desenho foi o melhor entre 60 mil concorrentes; aluno da rede estadual será jurado em festival internacional de circo A Secretaria de Estado da Educação e o Principado de Mônaco […]

Desenho foi o melhor entre 60 mil concorrentes; aluno da rede estadual será jurado em festival internacional de circo

A Secretaria de Estado da Educação e o Principado de Mônaco acabam de finalizar o concurso que levará um estudante de escola estadual para ser jurado do maior festival de circo do mundo e conhecer Mônaco e a princesa mais famosa da atualidade, Stéphanie Marie Elisabeth, além de sua família real. O vencedor é o aluno Gabriel Gomes Ferreira da Silva, da 4ª série do Ensino Fundamental da escola estadual Hugo de Aguiar, em Guarulhos.

O estudante paulista, que teve sua obra escolhida pela própria princesa, será o único representante brasileiro no júri. Sua viagem acontecerá em janeiro de 2009. Estudantes de outros cinco paises, Romênia, Estados Unidos, Alemanha, França e de Mônaco, completam a comissão julgadora mirim do festival.

A escolha do estudante paulista ocorreu por meio de um concurso de desenho feito por alunos de 10 anos, matriculados na 4ª série do Ensino Fundamental de toda a rede estadual. Cerca de 60 mil estudantes participaram. O tema dos trabalhos foi “Respeitável Público: O Grande Circo do Brasil apresenta…”. A escolha do vencedor foi feita pela própria princesa Stéphanie que analisou os 50 melhores trabalhos dos alunos da rede estadual paulista.

O desenho de Gabriel é colorido, com palhaços, mágico, malabarista e até apresentador, representa uma apresentação circense. O trabalho foi feito durante as aulas de artes da escola. O aluno utilizou apenas lápis de cor para produzir o desenho campeão. Outros 160 colegas de escola de Gabriel também participaram do processo de seleção.

“Meus pais diziam que eu ia ganhar. No começo achei que não, mas depois, de tanto eles falarem, comecei a achar que tinha chance”, afirma Gabriel.

O aluno diz ainda que até chegar à versão final fez outros cinco trabalhos. A inspiração veio da pesquisa sobre o mundo circense brasileiro feito durante as aulas de Arte na escola. “Fui pensando no circo e fazendo o desenho. Foi fácil. A única dificuldade foi pintar. Eram muitas coisas”, afirma o pequeno artista, que guarda em uma pasta mais de 70 desenhos feitos por ele. “Quando estou entediado, desenho”, diz.

Gabriel, que é filho único e mora na periferia de Guarulhos, está ansioso com a viagem. “Foi difícil dormir na noite que recebi a notícia. Estou ansioso. Soube que lá em Mônaco vou fazer um passeio de helicóptero. Não vejo a hora de viajar”, diz.

Além do passeio, o estudante irá conhecer o castelo de Mônaco e vai jantar com a princesa Stépanie e toda sua família real. O estudante viaja no inicio de janeiro acompanhado pelo pai e pelo professor de Arte da escola. Todas as despesas serão custeadas pela organização do festival.