• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/10/2013
Pais e Alunos

Estudante de Jales representará alunos da rede no concurso Jovem Senador, em Brasília

Entre 18 e 22 de novembro, aluna estará no Senado Federal para conhecer a rotina de um senador

Atender a ligação da comissão organizadora do concurso de redação Jovem Senador mudou a rotina de Ágata Pereira, aluna da E.E. Dom Artur Horsthuis, em Jales.

Por telefone, a estudante recebeu a notícia da escolha do seu texto para representar São Paulo, em Brasília, na etapa nacional da competição. Como autora da melhor redação do Estado, além da viagem para Brasília, Ágata ganhará um notebook, certificado de classificação e medalha.

Ágata embarca para a capital do País no dia 18 de novembro. Ao longo de quatro dias, a paulista conhecerá o funcionamento do Senado Federal e vivenciará a rotina de um senador.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” foi o tema indicado para o desenvolvimento das redações. Os bastidores da Ditadura Militar serviram de argumento para a estudante escrever o seu texto. Ágata contrapôs a realidade da época ao cenário democrático atual no País. Leia aqui a redação na íntegra.

Antes de entregar a versão final, Ágata reescreveu três vezes o texto e, com a ajuda de professores, revisou a redação. “Pesquisei mais sobre a história do meu País, aprendi muito sobre o passado do Brasil, a importância da democracia e quais são os meus direitos como cidadã”, diz Ágata.

“A parceria entre a Educação e a Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, por meio do desenvolvimento do Projeto Jovem Senador e do Concurso de Redação, contribui muito para aproximar, incentivar e apoiar a participação dos alunos das escolas estaduais de São Paulo, da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil”, acredita Ricardo Addeo Dias, coordenador do Projeto Jovem Senador em São Paulo.