• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/07/2018
Governo do Estado de São Paulo
Notícia

Estudante do interior do Estado de SP viaja a Brasília para conhecer a cidade

Vencedora de um concurso importante de pintura e desenho, Karelly Ticona foi recebida com honras na cidade

Uma viagem para lá de especial, rumo à capital do Brasil. Karelly Ticona Mamani, aluna da Escola Estadual Prefeito Antônio Zanaga, em Americana, interior de São Paulo, teve este privilégio após vencer o Concurso Wizo de Pintura e Desenho. Acompanhada de seu pai e de um de seus professores, Alessandro Roberto de Carvalho, ela teve um fim de semana bem diferente dos habituais.

Aliás, Karelly é também uma aluna especial: seu pai, Carlos Hugo Mamani, é boliviano e, como muitos dos imigrantes que hoje residem no Brasil, veio tentar uma vida nova longe de casa. Uma das atividades de Karelly em Brasília, inclusive, foi um almoço cujo tema principal foi a conjuntura da educação no Brasil, os projetos futuros da aluna e a evidente interdependência cultural entre estes dois países do continente.

A Woman International Zionist Organization (Wizo) nasceu em 1920, da solidariedade de mulheres judias inglesas para com as pessoas que viviam em precárias condições ambientais no então Estado de Israel. As fundadoras da WIZO perceberam que a educação deveria ser a chave para a modificação dos fatores adversos e avaliaram que a mulher, pela sua posição na constelação familiar, poderia ser o elemento multiplicador de novos conhecimentos, hábitos e atitudes.

A entidade tem como base de atuação o trabalho com a parcela menos favorecida da sociedade, buscando integrá-la à comunidade maior, através de trabalhos sociais, educacionais e na área de saúde, além de promover a integração da família, programas de profissionalização e defesa dos direitos da mulher. No Brasil, a WIZO, através de seus 11 centros espalhados pelo país, apoia obras assistenciais locais, realizando um importante trabalho de intercâmbio entre Brasil e Israel – e promove, anualmente, o concurso de pintura e desenho com esta temática entre adolescentes de escolas estaduais.

A entrega dos prêmios na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi realizada no final de 2017, porém a viagem de Karelly a Brasília é bem recente – era preciso conciliar as agendas de todos para o passeio acontecer. Ela foi recebida com todas as honras pelos organizadores.

O professor Alessandro Roberto de Carvalho, que orientou a vencedora do primeiro prêmio, revelou que foi a primeira vez que sua escola participou do Concurso e que não tinha a dimensão de sua grandeza. “Desde há muito tempo, percebo que a Karelly possui um grande talento e é importante ter concursos como este, que abrem portas para esses talentos, afinal, quantos artistas temos nessas escolas que acabam passando despercebidos, sem uma chance de mostrar suas habilidades?” O professor também elogiou o tema e contou que sua escola é formada por muitos filhos de imigrantes e migrantes.

Tania Tarandach, diretora do Concurso, falou sobre o esforço dos funcionários da WIZO-SP para que este empreendimento aconteça todos os anos. “São meses de preparação, desde a escolha do tema à elaboração do material de apoio, além do contato com as escolas, o recebimento dos trabalhos, a seleção e a superação dos contratempos que aparecem pelo caminho.”