quarta-feira, 15/07/2020
Pais e Alunos

Estudantes do ABC já podem se inscrever para o 14º desafio de redação

As inscrições estão abertas até 30 de setembro; o concurso é fruto de uma parceria entre o jornal Diário do Grande ABC e Universidade Municipal de São Caetano

Foi dada a largada para o 14º desafio de redação para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o EJA de escolas particulares, municipais e estaduais. Nessa que é a primeira edição de forma online, o desafio será lançado pela internet, com o tema: “As lições da pandemia para a construção de um futuro melhor.”

Os vencedores podem ganhar prêmios como televisão, notebook, bicicleta e, neste ano, também uma bolsa de estudos na Universidade Municipal de São Caetano, a USCS.

De acordo com a professora de língua portuguesa e literatura, Maria Aparecida de Paula Vieira Freitas, da escola estadual Professor Odila Bento Mirarchi, a unidade entrou no projeto em 2010, após a percepção de que os alunos não gostavam de escrever e tinham vergonha principalmente no momento das correções.

“É importante a participação dos alunos, porque eles superam a dificuldade de escrever um texto a partir do momento em que há interesse. O projeto levanta a autoestima deles alunos e faz com que o interesse pela língua portuguesa seja mais eficiente”, ressalta a professora.

Na edição anterior, cinco alunos dessa escola ganharam prêmios, e a torcida não ficou de fora, foram distribuídos 50 ingressos para o cinema.

“Até 2019, a equipe do Diário mandava o edital para a escola e marcavam um dia para que os alunos escrevessem a redação. Hoje o desafio faz parte do projeto interdisciplinar em que todos os alunos participam. Com o isolamento, tive que mudar as nossas estratégias. Fomos conversando nos grupos de Whatsapp para que eles pesquisassem sobre o tema. Elaborei vídeos para motivá-los, tutoriais de como preencher a redação, de como se inscrever etc”, completa Maria Aparecida.

O projeto é fruto de uma parceria entre o jornal local Diário do Grande ABC e a Universidade Municipal de São Caetano.

Os alunos interessados têm até o dia 30 de setembro para inscrever a redação, que será avaliada pela Comissão de Avaliação, formada por alunos e docentes da USCS.
Para mais informações, acesse: desafioredacao.com.br