sexta-feira, 04/04/2014
Grêmio Estudantil

Jovens de Grêmios Estudantis debatem projetos com o secretário da Educação

Os grêmios da região de São Carlos mostraram os resultados de ações e apresentaram danças e recitais

Incentivar os jovens a contribuir com ideias que transformem o ambiente escolar foi o objetivo do I Encontro dos Grêmios Estudantis com o secretário da Educação Herman Voorwald, promovido pela Diretoria de Ensino de São Carlos, na última quarta-feira (2). O evento reuniu 500 alunos de 32 escolas da região que mantém atividades dos grupos estudantis.

As lideranças dos grêmios apresentaram os resultados de projetos desenvolvidos em suas unidades, voltados à conservação do patrimônio público, empenho dos alunos em avaliações internas e externas e apoio a instituições locais com ações de cidadania. No quadro “Fala garoto, fala garota”, os jovens ainda discutiram propostas que tornam o ensino mais participativo.

Todos os anos, a Diretoria de Ensino de São Carlos realiza um encontro regional com os gremistas e essa é a primeira vez que o secretário da Educação conversa com os estudantes. “Quero deixar isso como um caminho para a Secretaria, é muito importante que os estudantes se manifestem. Percebemos como os alunos são preocupados com as questões da escola e sua comunidade. Dar voz a esses jovens faz com que entendam como são fundamentais para o processo de melhoria da educação”, Voorwald.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O bate-papo trouxe aos alunos a sensação de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos grupos. “O grêmio tem um papel fundamental na escola, é a voz dos alunos perante a direção. Essa oportunidade nos coloca em contato direto com o poder público e não há ninguém melhor para falar da escola do que os alunos que vivenciam sua rotina”, diz Lucas Vitor Dias, diretor cultural do grêmio da E.E. Álvaro Guião.

Grêmios no estado de São Paulo

Em todo o Estado de São Paulo, 3.380 grêmios estão ativos. O levantamento é do Núcleo de Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos (Nuart), responsável pela estruturação dos colegiados na rede estadual – grêmios, associação de pais e mestres e conselho de escolha. Segundo a pesquisa, 29% dos grupos têm como foco organizar atividades esportivas. Outros 27% se dedicam na promoção de eventos culturais dentro e fora da unidade de ensino. O entretenimento é responsável pela atenção de 12% dos grêmios.

Como criar um grêmio estudantil

A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. Veja aqui como criar um colegiado em sua escola.