• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 13/11/2011
Imprensa

Estudantes criam projeto para conscientizar colegas e sociedade sobre bullying

Ação nasceu por iniciativa de 12 alunos do Ensino Médio da E.E. José Viera de Macedo, em São José dos Campos “Tem gente que machuca os outros, tem gente que […]

Ação nasceu por iniciativa de 12 alunos do Ensino Médio da E.E. José Viera de Macedo, em São José dos Campos

“Tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar”. Esse trecho da música Mais uma vez, de Renato Russo, é um dos instrumentos usados por um grupo de alunos para falar sobre bullying. Formado por 12 estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual José Viera de Macedo, em São José dos Campos, o projeto “Bullying, diga não! O Respeito é bom e todos gostam” nasceu por iniciativa dos próprios jovens e busca conscientizar toda a comunidade sobre o tema.

Para a professora Rosangela Maria Almeida Machado, diretora da unidade, o fato da iniciativa ter partido dos próprios estudantes garante maior atenção dos demais jovens da escola e, também, da comunidade. “Como o projeto parte de um grupo de alunos, existe maior aceitação, maior adesão e conscientização dos colegas em relação à importância do tema”, afirma Rosangela.

O próprio grupo aproveita a proximidade e a interação a seu favor e, além de passar sua mensagem, deixa com a plateia a responsabilidade de ter cuidado e respeito com o próximo.  “Os alunos estão bastante empolgados com o projeto, que já começou dando resultados, com o apoio dos professores e colegas. A cada apresentação eles ficam mais empolgados”, conta Angela Maria de Souza Vilasboas, professora coordenadora do projeto.