quarta-feira, 26/06/2019
Boas Práticas

Estudantes da EJA participam de atividades de educação para o trânsito na Rede Lucy Montoro

Estudantes conheceram a realidade de pacientes que têm alguma deficiência física e fazem tratamento de reabilitação

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Godofredo Furtado tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (26). Eles visitaram a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, na Lapa, dando continuidade à programação do Maio Amarelo, que aconteceu no último mês.

O movimento tem a proposta de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo todo e tem como principal proposta a conscientização dos estudantes com atividades lúdicas e interativas, como games interativos, e vivências para alertar sobre as consequências dos acidentes de trânsito e os efeitos do consumo de álcool e drogas.

Na visita desta quarta, os estudantes foram desafiados a vivenciar algumas situações sob a ótica da pessoa com deficiência. Desde se locomover com uma cadeira de rodas em uma rampa até experimentar modalidades do esporte adaptado, como vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e tênis de mesa, eles puderam sentir, na pele, o que é ser portador de uma necessidade.

“Consegui enxergar com meus próprios olhos a realidade de uma pessoa, o que mudou minha maneira de ver o mundo”, explica o Rodrigo Santana, estudante da unidade. Os estudantes também assistiram o depoimento de uma vítima de acidente de trânsito que, além de contar a sua história, também abordará como os estudantes devem receber e incluir pessoas com deficiência.

“Temos que pensar na sociedade como um todo, na inclusão e em como podemos normalizar as pessoas com deficiência”, explica o jovem paciente.

Paralelamente às atividades no Lucy Montoro, todas as escolas da rede estadual estarão focadas em promover atividades de educação para o trânsito até 2020. A ideia é que os professores promovam a discussão com os alunos para conscientizar a todos sobre a importância do tema.