segunda-feira, 12/12/2016
CEL

Estudantes da rede ainda podem se matricular para cursos gratuitos de idiomas

Alunos a partir do 7º ano do Fundamental podem aprender até seis línguas no contraturno das aulas

Saber um segundo idioma é meio caminho para incrementar o currículo acadêmico e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Em São Paulo, os Centros de Estudo de Línguas (CELs) oferecem aulas gratuitas e com diploma reconhecido de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês. São ao todo 200 unidades em todas as regiões do Estado. As matrículas para o 1º semestre de 2017 continuam abertas

– Encontro o CEL mais próximo a você

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os cursos do CEL são oferecidos por professores da rede no contraturno das aulas regulares – manhã ou tarde. Para cada idioma, são adotados materiais próprios com foco no ensino de gramática, leitura e conversação. Além disso, a proposta pedagógica é também investir na imersão cultural. Por isso, elementos de culinária, história, arte e música são utilizados em sala.

Para fazer o cadastro, basta comparecer a uma unidade com documento oficial. Mas é preciso ficar atento aos requisitos: 1) as classes de inglês são direcionadas a alunos do Ensino Médio e têm duração de um ano; 2) os demais idiomas são abertos a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e divididos por seis semestres.

Veja histórias de alunos e ex-aluno do CEL

Os Centros de Estudo de Línguas da Educação já são sucesso na rede estadual paulista. Foi por meio do programa que o aluno Leonardo Souza Pinto, de 16 anos, aprendeu a falar alemão. Sem saber nada da língua, o aluno se dedicou ao máximo para poder aprender o idioma, um dos mais importantes do planeta. Saiba mais aqui

As aulas no programa também renderam aos jovens Clayton Soares da Silva, de 16 anos, e Monica Mai Furusawa, de 15, uma experiência incrível fora do país. No mês de junho, os dois alunos foram selecionados para um intercâmbio no Japão. Para participar, os estudantes tiveram que provar que falavam bem a língua do país oriental. Saiba mais aqui.