quarta-feira, 01/09/2021
Notícia

Estudantes da rede estadual começam a preencher autoavaliação socioemocional do 3º bimestre nesta quarta-feira (1º)

Participação facultativa envolve anos finais do ensino fundamental e ensino médio

Estudantes do 6° ao 9° ano (anos finais) do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual começam a preencher a autoavaliação socioemocional do 3º bimestre, a partir desta quarta-feira (1º). Resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Instituto Ayrton Senna, o instrumento, que estimula o autoconhecimento e a reflexão, poderá ser preenchido, de forma facultativa, até 22 de setembro, via Secretaria Escolar Digital (SED).

No questionário, os jovens podem se autoavaliarem no que diz respeito às competências socioemocionais. A cada bimestre, eles respondem perguntas relacionadas apenas às competências priorizadas em cada ano e série, definidas anteriormente no planejamento do componente Projeto de Vida.

Estudos do Instituto Ayrton Senna indicam aumento de situações de depressão e ansiedade no atual contexto pandêmico, com relatos de impactos à saúde física (associado ao maior tempo de inatividade, uso de telas, alterações no padrão do sono e de dieta) e emocional (associado à falta de contato social, ao medo de contágio, tédio, entre outras), gerando mais vulnerabilidade para o desenvolvimento de casos de estresse pós-traumático (EPT).

Diante deste cenário e em busca da promoção de saúde emocional para contribuir no enfrentamento dessas situações, principalmente neste momento de retorno às aulas presenciais, foram priorizadas oito competências socioemocionais: Tolerância ao estresse; Organização; Imaginação criativa; Empatia; Autoconfiança; Tolerância à frustração; Foco; Persistência, divididas nos sete anos participantes da autoavaliação, conforme alinhamento do corpo técnico envolvido.

“A autoavaliação formativa é um instrumento importante, pois os estudantes têm a oportunidade de acompanhar os próprios desenvolvimentos socioemocionais para que possamos manter e otimizar o apoio aos Projetos de Vida de cada um”, afirma o Secretário da Educação do Estado Rossieli Soares. “É mais uma forma de conhecer os estudantes e as principais necessidades de desenvolvimento”, complementa.

As palavras do Secretário são ratificadas por Maria Eduarda da Silva Costa dos Santos, de 13 anos. A estudante do 7º ano D, da Escola Estadual Professor Doutor Giovanni Battista Raffo, em Suzano, conta que “as competências socioemocionais são importantes, porque ajudam a refletir sobre o desenvolvimento pessoal e a melhorar o autoconhecimento, além de reforçar os pontos fortes e frágeis, que precisamos fortalecer e melhorar”. Ela acrescenta que a avaliação “ajudou a refletir sobre a importância de pensar mais sobre possibilidades e tomadas de escolhas certas”.

Passo a passo para o preenchimento
Para responder à autoavaliação socioemocional, o estudante deve acessar a SED: https://sed.educacao.sp.gov.br/

No menu inicial, clicar em Aluno / Autoavaliação socioemocionais / Preencher Autoavaliação / Ler as instruções e avançar para iniciar. É possível selecionar a alternativa que o estudante mais se identifica, seguindo as orientações de preenchimento de cada questão. Ao concluir, basta clicar em finalizar. Ao confirmar, o questionário será enviado com sucesso.

Acessos e resultados
A partir de 23 de setembro, os educadores conduzirão, nas aulas de Projeto de Vida, um período de devolutivas para os estudantes, promovendo uma reflexão conjunta sobre as competências socioemocionais e suas possibilidades de desenvolvimento. Com essas informações, é criado um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP), que é o planejamento de um conjunto de ações organizadas de maneira orientada, visando a realização de um sonho ou do Projeto de Vida, com o objetivo de promover o autoconhecimento e oportunidades de desenvolvimento das competências socioemocionais em foco. Vale lembrar que o PDP deve ser revisitado periodicamente, sendo também acompanhado do registro a respeito do seu desenvolvimento socioemocional.

Para apoiar nesse processo, a Seduc-SP e o Instituto Ayrton Senna conduziram, nos últimos dias, ações formativas sobre esses temas para gestores e professores, via Centro de Mídias São Paulo (CMSP).