quarta-feira, 30/10/2013
Pais e Alunos

Metade dos alunos selecionados para atuar na Assembleia Estadual são da rede estadual

Estudantes da rede estadual conquistaram 46 cadeiras no Parlamento Jovem Paulista

Quarenta e seis alunos da rede estadual receberão o título de deputado na 14º edição do Parlamento Jovem Paulista na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, entre os dias 7 e 8 de novembro.

Os estudantes escreveram projetos de lei pautados na agricultura, direitos humanos, esportes, cultura, educação, habitação, natureza, emprego, juventude, defesa do consumidor, saúde e segurança pública.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Concorreram ao Parlamento Jovem Paulista, escolas estaduais, municipais e particulares. Cada unidade inscrita enviou um projeto para disputar uma das 94 cadeiras na Assembleia Legislativa. Deste total, a rede estadual conquistou 49% de participação, com 46 cadeiras.

Saiba aqui os nomes dos deputados jovens

Criado em 1999, o Parlamento Jovem tem oferecido oportunidade para jovens estudantes conhecerem de perto a realidade da democracia participativa. Os deputados passam dois dias em São Paulo para vivenciar a rotina política de um deputado, atuando em plenárias na defesa de projetos de leis de sua autoria.

Tradição de deputados

Eleger deputados jovens é uma tradição na E.E. Professor Armando Gaban, em Osasco. Em 2013, a escola consagra o sexto aluno no Parlamento Jovem Paulista.

Segundo o professor de história José Sebastião Rodrigues, a sequência de deputados é uma resposta de dedicação. “Logo no primeiro bimestre, apresentamos o Parlamento e incentivamos os alunos a escrever projetos que colaborem com melhoria da comunidade local”, diz.

Nadjanny Mesquista Ferreira é a representante da escola nesta edição, a estudante do Ensino Médio escreveu um projeto sobre acessibilidade. “O objetivo do meu projeto é criar órgãos fiscalizadores que cobrem o cumprimento de recursos para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência nas ruas, escolas, comércios e meios de transporte”, explica a jovem deputada.