• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/02/2017
Pais e Alunos

#VoltaÀsAulas: estudantes da rede recebem novatos com atividades de acolhimento

Os 3,7 milhões de alunos retornam às escolas para o início do ano letivo

Nesta quinta-feira (2), os 3,7 milhões de alunos retornam às escolas estaduais para o início do ano letivo de 2017. Desta vez, a Educação orientou as 91 Diretoras de Ensino do Estado a criar atividades de acolhimento. Mais: a ideia é que as famílias também estejam com os estudantes nos dois primeiros dias de aula. As boas-vindas são inspiradas em práticas já adotadas no Programa de Tempo Integral e agora chegam a toda rede paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre as propostas estão um “contrato de convivência”. Com base em ideias de crianças e jovens, os participantes elegem um sonho de cinco metas e que precisam ser atendidas. Na lista é preciso que ao menos uma tenha foco no cuidado do prédio escolar. 

Além das equipes da Educação, as dinâmicas indicadas para o acolhimento foram criadas por estudantes das escolas Reverendo Augusto Paes D’Avila, de Praia Grande, e Professor Jamil Khauan, de São José do Rio Preto.

“Esta recepção promove a integração entre estudantes, gestores e família. Nestas atividades, novos alunos das escolas têm a chance de conhecer os espaços e o funcionamento da unidade”, conta a coordenadora de Gestão da Educação Básica da Secretaria, professora Valéria de Souza.

Antes do início das aulas, nesta quarta-feira (1), os professores também foram recebidos pelos alunos acolhedores em suas escolas e participaram de dinâmicas com foco no que eles almejam para o ano letivo.