Em razão da Copa do Mundo, a Campanha do Agasalho deste ano vai até o dia 20 de julho
Foi realizada nesta segunda-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, a cerimônia de premiação das escolas estaduais participantes da Campanha do Agasalho 2006, dentro do Programa Gincana da Cidadania.
A Gincana é promovida pela Secretaria de Estado da Educação desde 2003 e é aberta a todas as escolas da rede estadual. O principal objetivo é arrecadar o maior número de peças para a Campanha do Agasalho. Cada escola definiu as estratégias e ações para estimular e promover a arrecadação, em bom estado, de roupas, cobertores, sapatos, meias e outras peças.
Arrecadações não param
Até o momento, 4 milhões e meio de peças já foram arrecadadas.
Para a secretária da Educação Maria Lúcia Vasconcelos, a gincana concluiu mais uma etapa com um número expressivo de peças arrecadadas nas escolas. “Muitos dividiram o pouco que tinham para doar à Campanha, e com esse mesmo empenho, poderemos atingir a meta, que é de 5 milhões de peças”.
A Secretaria montou no prédio principal da Praça da República, um “Baby Bazar” e uma “Exposição e Bazar de Cachecóis”. Tudo foi confeccionado pelos alunos. O dinheiro arrecadado será revertido em cobertores. O bazar começou no dia 29 de junho e termina no dia 13 de julho. Funciona sempre das10h às15h.
Solidariedade
O governador Cláudio Lembo, que participou da cerimônia acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renéa Lembo, lembrou da importância deles serem solidários num país como o Brasil. Além disso, exaltou a atitude da doação de peças para a Campanha do Agasalho. “Sejam sempre solidários, fraternos. Porque dessa forma, teremos um país melhor do que no passado. Vocês oferecem a consciência, o coração, para fazer com que o outro também possa vibrar e ter calor.” Também compareceram ao evento parceiros, educadores e alunos das escolas vencedoras na gincana.
Na ocasião, foram premiadas seis escolas, três da Capital e outras três do interior do Estado, mais duas diretorias de ensino e três alunos vencedores do concurso de frase, que neste ano, enfocou a solidariedade.
Premiações
Escolas do Interior:
EE Professora Danuzia de Santi (município de Itatinga), EE Professor Plínio Berardo (município de Jardinópolis), EE Professora Francisca de Almeida Góes Brandão (município de Presidente Prudente).
Escolas da Grande SP:
EE Isaías Luiz Matiazzo (município de Caieiras), EE Senador João Galeão Carvalhal (município de Santo André), EE Professor Carlos Cattony (zona sul da capital).
Diretorias de Ensino
DE Fernandópolis e DE Caieiras
Estudantes autores das frases vencedoras
1º lugar – Juliana Custódio, aluna da 4ª série da EE Professora Eunice Virgínia Ramos Navero (DE Campinas Leste).
Frase: Doar é esquecer do “eu” e mergulhar no “nós”.
2º lugar – Leonardo Custódio, aluno da 8ª série da EE Professora. Carolina Augusta Seraphim (DE Limeira).
Frase: Doar é fechar as janelas de uma noite fria.
3º lugar – Telma Vasconcelos da Silva Lima, aluna da 3ª série do ensino médio da EE Professora Ana Maria Garrido Orlandim (DE Caieiras).
Frase: Doar é como um abraço, ambos se aquecem.
Doações para a Campanha do Agasalho
As doações podem ser entregues nos postos de arrecadação espalhados por praticamente todos os municípios do Estado. As caixas de coleta são encontradas em estabelecimentos comerciais, empresas, instituições públicas e pontos de grande movimento de pessoas.
Para mais informações sobre como participar da Campanha do Agasalho 2006 basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelo telefone (0xx11) 3874-6738 ou site: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br . No site também é possível cadastrar entidades ou estabelecimentos interessados em colaborar com a coleta dos agasalhos. Em razão da Copa do Mundo, a Campanha do Agasalho deste ano vai até o dia 20 de julho.
Destino das doações
Todos os itens arrecadados nos municípios são distribuídos pelos Fundos Sociais Municipais, parceiros do Fussesp. Este ano, pela 1ª vez, a Capital do Estado também participa da Campanha.
As peças que chegam ao depósito do Fundo Social são contabilizadas e entregues às 2.500 entidades sociais e comunitárias cadastradas. Como já foi feito no ano passado, os 50 municípios paulistas com índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vão receber doações do Fundo Social do Estado. Isso porque, normalmente, esses municípios não conseguem arrecadar o suficiente para atender a população mais carente.