terça-feira, 10/05/2022
Notícia

Estudantes da rede estadual têm até dia 13 para enviar trabalhos do Concurso de Desenho de Toyama

Artes devem ser desenvolvidos em sala de aula com pesquisas sobre o tema Okiagari Koboshi

A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), em parceria com a Província de Toyama – Japão, realiza o Concurso de Desenho de Toyama para todos os estudantes da rede estadual de ensino, com até 15 anos, regularmente matriculados no ensino fundamental – anos iniciais, finais e Centros de Estudo de Línguas (CELs) – japonês.

Para este ano o tema escolhido foi Okiagari Koboshi: o boneco que sempre fica em pé. Geralmente feito de papel machê, com base arredondada, sempre que derrubado o boneco retorna à posição vertical. Por esse motivo, simbolicamente, representa perseverança, resiliência, esforço e resistência.

A proposta temática para o Concurso de Desenho Toyama, está relacionada à cultura japonesa, que dialoga com os princípios do Currículo Paulista para do ensino fundamental, estruturado por competências e habilidades.

O Concurso tem como principais objetivos ampliar o repertório cultural dos alunos e valorizar a produção artística. Os trabalhos precisam ser desenvolvidos em sala de aula, com o auxílio do professor, que deverá propor pesquisas, além de discussões interdisciplinares sobre o tema. Para participar, é preciso enviar os desenhos para as respectivas diretorias de ensino, até o dia 13 de maio de 2022.

Além de receber certificação, os melhores trabalhos serão expostos no Festival de Artes Cênicas Infantil de Toyama, previsto para acontecer em setembro de 2022. Os estudantes e professores orientadores receberão o certificado digital de participação, emitido pela Seduc-SP.

Sobre o Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama
O Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama – Japão, realizado desde 1997, é um evento que inclui exposição de obras infantojuvenis, produzidas por autores de até 15 anos de idade, vindas de localidades com as quais Toyama mantém intercâmbio.

O programa do Festival busca divulgar, valorizar e preservar a cultura japonesa, incentivando sua pesquisa e difusão sobre a produção artística de alunos de escolas públicas de diferentes países, reunindo em um mesmo espaço, alguns dos diversos campos da Cultura de Toyama como literatura, artes visuais, dança, música, teatro, ikebana, cerimônia do chá, locais e trajes típicos regionais.

Em 2022, além do estado de São Paulo, também serão expostas obras de arte de estudantes da Província de Liaoning e cidade de Shangai, da China; Província de Gangwon, da Coréia do Sul; Estado de Oregon, dos EUA, e o Condado de Hajdú-Bihar, da Hungria.

Cronograma do Concurso

8 de abril a 13 de maio – Fase Escola
13 a 23 de maio – Fase Diretoria de Ensino
23 de maio a 27 de junho – Fase Seduc-SP
1 de julho – Divulgação dos resultados
17 a 19 de setembro – Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama

Serviço
Concurso de Desenho Toyama 2022
Inscrições: até o dia 13 de maio de 2022
Acesse aqui o Regulamento
Dúvidas: coped.premioconcurso@educacao.sp.gov.br