Alunos dos CELs participarão de workshops e treinarão idioma
Bon Odori e Furoshiki. Muita gente não sabe o que é, mas os estudantes da rede estadual vão aprender e até reproduzir estas duas atividades. O bon odori, uma modalidade de dança tradicional e o furoshiki, embrulhos feitos de tecidos, serão temas de workshops oferecidos pelo Consulado do Japão aos participantes do curso de japonês dos Centros de Estudos de Línguas (CELs).
A partir do dia 16, 120 alunos de seis escolas da Capital e Grande São Paulo se dividirão em grupos e visitarão a instituição para treinar o idioma e conhecerem mais aspectos do país. Para os CELs do interior, está prevista uma mostra itinerante de produtos nipônicos. Ao todo, 13 escolas oferecem o ensino de língua japonesa na rede estadual. O objetivo é proporcionar uma imersão aos hábitos e costumes do Japão.
“O Japão é uma das culturas mais antigas e bonitas do mundo e a Secretaria faz questão de ensinar a língua e tradições. A parceria com o Consulado vai complementar o que é oferecido em sala de aula”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.
Terceiro idioma
O Centro de Estudos de Línguas é uma oportunidade para o estudante da rede aprender gratuitamente um terceiro idioma. O programa oferece curso de alemão, japonês, francês, espanhol e italiano. A Secretaria mantém 92 unidades espalhadas pelo Estado.
Qualquer aluno da rede estadual (de 6ª série do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio) pode participar dos cursos dos CELs, que definem as línguas a serem ensinadas de acordo com a demanda local.