terça-feira, 20/08/2013
Pais e Alunos

Estudantes da rede estadual viajarão para Brasília e serão deputados por uma semana

Os jovens foram selecionados para representar o estado de São Paulo no Parlamento Jovem

Cinco estudantes de escolas da rede estadual estão entre os nomes selecionados para representar o estado de São Paulo na Câmara dos Deputados, em Brasília, na edição dos dez anos do Parlamento Jovem.

Eloá Fernanda Stefani Topan aluna da E. E. Saturnino Leon Arroyo, na cidade de Fernandópolis; Fábio Diego de Sousa da E. E. Anna Passamonti Balardin, em Sertãozinho;  Tatiane de Souza Martins da E. E. Dª Noêmia Dias Perotti, da Mirandópolis; Larissa Gabrieli Franchette estudante da E. E. Profª Hilda Bertoncini Rodrigues, no município de  Pedranópolis; e Rhavylla Lorany  Costa da E. E. Prof. Timótheo Silva, em Águas da Prata, são os jovens escolhidos.

Todos escreveram projetos de lei que foram selecionados entre os 212 trabalhos inscritos no estado de São Paulo por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados. Educação, meio ambiente, agricultura, economia e defesa do consumidor foram os temas explorados pelos os alunos da rede.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os aprovados embarcam dia 23 para passar quatro dias em Brasília vivenciando a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados. No total, 78 jovens de estados brasileiros compartilharão essa experiência.

Primeira viagem

Fabio Diego de Souza, da E.E. Anna Passamonti Balardin, em Sertãozinho, interior paulista, foi entrevistado pelo Portal da Educação quando o seu trabalho foi pré-selecionado pela comissão julgadora. Agora, o estudante segue com os preparativos para viajar a Brasília. “Esta será a primeira vez que viajarei de avião, estou ansioso”, disse por meio do seu perfil em uma rede social.

A “redução de alíquota de impostos sobre produtos para veículos que possuam tecnologia híbrida” é o tema do projeto elaborado por Fábio. As pesquisas foram baseadas em fóruns na internet voltados ao mundo automobilístico e exemplos de outros países onde há incentivo para os carros movidos a energia elétrica.